torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Amêndoa

Torre de Moncorvo é a uma das regiões do nordeste transmontano, onde se pode encontrar alguns hectares de amendoeiras, trazendo na altura da amendoeira em flor uma grande afluência de visitantes a esta região, que ficam maravilhados com os mantos brancos que as amendoeiras nos proporcionam. Também são famosas as amêndoas doces, de Torre de Moncorvo.

1 comentário:

N. disse...

Sob esta capa de veludo verde, está a formar-se a amêndoa propriamente dita; esta é a fase em que o "amendruco" já está duro para se rilar, coisa que se fazia logo no início, ainda tenro, nas nossas igualmente tenras idades... Ao "amendruco" (regionalismo de Torre de Moncorvo e da banda de cá do Douro, para designar a amêndoa em formação), chamam os de Foz Côa a "terrinca". Talvez porque ser a fase em que o fruto ainda se podia trincar ("terrincar", ou "rilar").
Em Setembro, quando a amêndoa estiver madura, essa casca exterior (chamado "capote" ou "cascão") vai-se desprendendo da parte lenhosa, e é quando ocorre a apanha destes "frutos secos". Ficamos a aguardar as fotos dessa fase, com a mesma qualidade da que aqui se vê. Parabéns pela opção.

eXTReMe Tracker