torredemoncorvoinblog@gmail.com

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Festa de Santa Leocádia II - Procissão

Em resposta ao nosso colaborador e amigo A.Basaloco (ver post de 6.06.2008, sobre a festa de Santo Cristo), então aqui vai uma prova de que, ao menos na festa de Santa Leocádia, a Tradição ainda é o que era:








2008.06.10 - Fotos de autoria de Luís Lopes (Arquivo Fotográfico da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo)

2 comentários:

n. disse...

Excelente, Luís!
Adoro estas procissões pelos campos, verdadeiras reminiscências de tempos anteriores ao Cristianismo e que o Catolicismo tão bem integrou, a despeito de todas as ortodoxias. Isto é Antropologia e é neste sentido que tem aqui perfeito cabimento (antecipando já quaisquer críticas de ordem laicista ou de outras confissões).
Vendo estas fotos, vem-me à memória o início de um filme extraordinário, visto há muitos anos no cine-teatro de Torre de Moncorvo. A acção passava-se no séc. XIX, na Inglaterra (ou País de Gales?), e o título era "Tess" (creio que de Roman Polanski), com a inolvidável Nastassja Kinski no principal papel... Ah, e lembro-me bem do final, melodramático, com a prisão dos protagonistas junto do famoso monumento megalítico de Stonehenge, ao amanhecer do dia, com uma fina neblina de tragédia a nimbar a cena...

a. basaloco disse...

Muito bem Luís. Ainda bem que aí ainda continua a tradição. Não deixem morrer... Quando chamei à atenção do Sto. Cristo, não generalizei, embora que aqui em Moncorvo as pessoas estão a habituar-se muito aos tractores. Temho muitas fotos da N.S. da Assunção em que há um tractor muito bem enfeitado, e depois tem uma santinha em cima.
O que é preciso é que alguém repare.

Abraço

eXTReMe Tracker