torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Casa dos Guerras (antigo Solar dos Tenreiros)


3 comentários:

Xo_oX disse...

Bonito conjunto em Azul, Verde e Banco. Gosto particularmente das nuvens bancas no céu azul e do carrinho branco (mini ou 4L?). Ficamos à espera (N.)da "ficha histórica" de tão ilustre construção.

N. disse...

Excelente fotografia, sobretudo pela dificuldade do ângulo. Ou foi tirada com uma grande angular, a partir do muro da avenida Duarte Pacheco (antiga rua do Cabo), ou foi tirada com zoom, de uma grande distância, de um plano relativamente elevado, ou então foi "trabalhada" para caber o solar todo sem apanhar o muro do lado de cá da estrada. - só o autor o saberá, mas presumo que queira guardar o segredo.
Quando ao solar, fazendo a vontade ao Xo-oX, apenas direi que este é um dos solares mais elegantes de Torre de Moncorvo, talvez com origem num solar mais antigo, do século XVII, e com uma ampliação desta frente (a da foto), talvez já nos inícios do século XIX. A capela tem uma bela talha barroca de tipo Rococó e é dedicada a S. José. O solar pertenceu, inicialmente, a Monteiros de Mello e depois aos Tenreiros (família oriunda de Vila Flor). Nos inícios do séc. XX terá sido vendido aos Guerras, uma família que embora não pertencendo à nobreza, teve membros ilustres, como o Padre Adriano Guerra, fundador do colégio de Santo António (nos finais do séc. XIX), e vários médicos. Recentemente (2007 ?) foi adquirido por uma sociedade de investimentos turísticos com capitais municipais, para ser adaptado a Hotel. Esperemos que venha a ser recuperado devidamente, com respeito pela traça e pré-existências, e que se venha a tornar num estabelecimento de referência, a bem da nossa região.
N.

Anónimo disse...

FFFFF+»**se.... como é que esta foto foi tirada?

eXTReMe Tracker