torredemoncorvoinblog@gmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ilustrando as "Páginas de Caça"...

A propósito do livro da caça a que o Rogério faz referência, aqui postamos mais uma foto da famosa caçada à raposa (ver o "post" de 25 de Novembro de 2008, neste blog), a qual nos foi gentilmente cedida por Leonel Brito:


Esta foto completa a anterior, tendo sido tirada no mesmo dia, algures na Serra do Roborêdo, nos finais dos anos 50 ou inícios dos anos 60 (agradecemos a quem souber a data exacta).
Na foto anteriormente "postada" estão os restantes caçadores, enquanto nesta estão só os organizadores e as autoridades, de que reconhecemos (entre os civis), de pé e ao meio, o Sr. Frederico Mesquita (de chapéu), e em baixo, de joelho em terra, à caçador, os Srs. Durão, Edmundo Garibáldi e César Martins.
Estas caçadas tinham que ser devidamente legalizadas e eram enquadradas pelas autoridades, neste caso a GNR (vemos dois soldados desta força a ladear os civis, de pé, e ao meio, e outros dois do lado direito - distinguem-se pelo barrete) e, julgamos nós, pela Avenatória (serão os restantes guardas com boné diferente, dois dos quais segurando espingardas Mauser).
A organização era perfeita e até se davam ao luxo de mandar vir um fotógrafo do Porto, da casa Fotobela, com sede na R. de Santa Catarina, nº 190, como consta no verso da foto, para as fotografias de conjunto, seguramente tiradas com tripé e, talvez, uma máquina de médio formato, atendendo à excelente qualidade das fotografias.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker