torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Capelas no Larinho (1)


Tenho a sensação que o Larinho é uma aldeia com uma forte tradição de culto do divino. Um dos aspectos que me surpreendeu foi a quantidade de capelas espalhadas pelos bairros e largos.
A primeira fotografia mostra a capela do Senhor dos Aflitos (1896).
A segunda fotografia mostra uma representação nada simpática (como seria de esperar) das forças do mal, que faz parte de uma imagem da capela de Santo António, seguramente mais antiga do que a primeira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais fotos de todas as aldeias.Não se preocupe de monopolizar como o Leonel Brito.
E qundo acabar a exposição no Museu do Ferro passam para o blog..
Mais uma vez ,obrigado

n. disse...

Um diabo muito bonito, sim senhor. Pela pinta deve ser obra do séc. XVII e deve estar associado ao S. Bartolomeu, que habitualmente o traz acorrentado. Curiosamente era S. Bartolomeu o padroeiro dos ferreiros que saía na procissão do Corpus q se realizada na vila segundo documentos do séc. XVIII); a associação de Santa Bárbara ao ferreiros parece ser posterior, embora tradicionalmente, por toda a Europa, estivesse associada às minas.
Consta que a capela de Santo António terá servido de igreja matriz do Larinho. Não sabemos se originalmente ou se durante o período da construção da actual igreja matriz, que é da 2ª metade do séc. XVIII.
Na outra ponta deste largo há ainda outra capela, datada do ano 1900. Realmente o Larinho tem bastantes capelas, apesar de não ser uma freguesia particularmente rica.

Wanda disse...

Belas imagens!
Em 2007, quando estive em Portugal, fiz o percurso, a pé pela ecovia, de Moncorvo a Larinho.
Era fim de primavera e começo do verão.As flores formavam um tapete multicor que encantava os olhos e se gravava no coração.
Pelo cansaço de andar ao sol e pelos quilometros percorridos(3km), apenas descansei na antiga estação ferroviária, agora transformada num bar-café, e de lá retornei sem visitar Larinho.
Olhando agora as fotos, vejo algumas coisas que perdi!Uma bucólica capela e imagens de santos entalhados em madeira.
Algo que por aqui no Brasil, só se consegue ver em museus ou igrejas do estado de Minas Gerais, aliás por influência portuguesa , é claro!
Estou adorando ver as fotos e os comentários
Wanda
São Paulo-Brasil

eXTReMe Tracker