torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 31 de março de 2009

Linha do Sabor - Larinho

Nas imagens pode-se ver o antigo traçado da linha férrea do sabor, que foi desactivada há mais de 20 anos. Foi aproveitado pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, dando lugar a uma Ecopista que serve tanto para a marcha a pé, como para ciclovia. Foi a primeira a ser realizada em Trás-Os-Montes. Desta forma, os “amantes” das caminhadas podem percorrer a antiga linha ferroviária e apreciarem a beleza da paisagem natural que circunda a vila de Torre de Moncorvo e restantes locais do concelho, por onde passava a Linha do Sabor.

O primeiro troço da Ecopista, entre Moncorvo e Carvalhal, abriu em 2006. A estação do Larinho deu lugar a uma cafetaria, onde as pessoas podem tomar algo, depois de uma caminhada ao longo da Ecopista.
O projecto contempla, também a recuperação da estação de Carviçais, sendo aí instalado um museu etnográfico e a recuperação das casetas ao longo da linha, servindo de apoio aos utilizadores. Uma terceira fase da ecopista irá contemplar a recuperação do troço entre Carviçais e o Pocinho
Pois é sempre bom ver algo de interesse nacional ser recuperado e reaproveitado, não ficando assim ao abandono, como acontece muitas vezes.

2 comentários:

Wanda disse...

Olá!
Já caminhei nessa ecovia de Moncorvo à Larinho.
Era começo de verão e as flores da primavera ainda enfeitavam todo o caminho, formando um tapete multicolorido.
Foram as manhãs mais bonitas de minha vida!
Aqui caminho também , mas é entre duas autopistas, com todo aquele monóxido de carbono saído dos automóveis!A paisagem? Uma enorme Selva de Pedras!(os arranha-céus)
Se eu quiser um lugar assim tranquilo para caminhar, tenho que sair de carro e dirigir por dez quilômetros!
Invistam nessa ecopista, é algo realmente lindo e saudável!
Tenho uma foto tirada nessa ecopista esta no flickr
http://www.flickr.com/photos/wanda_brasil/3288249456/

Abraço
São Paulo, 31 de março de 2009

Anónimo disse...

Mais fotos da linha . mais informação. quando for a Moncorvo vou tentar fazer o percurso da ecopista.Devo ficar por o bar da estação.
Jorge,do Pocinho a Moncorvo nem sobe.Talvez restaurar a linha e voltar o comboio para passeios turísticos.
Imagina os turistas a gritar,
Apita,Abílio!

eXTReMe Tracker