torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 12 de março de 2009

Moncorvo em Flor



Ainda com o branco de algumas Amendoeiras em Flor, Torre de Moncorvo já tem o amarelo das mimosas a maravilhar-nos.
A acácia-mimosa é originária da Austrália, considerada invasora em Portugal (DL 565/99). Em condições favoráveis pode atingir os 20 m de altura. As suas flores em forma de cacho, com pequenos globos amarelos, com um aroma agradável, parece, aliás, estar na origem da sua introdução. É uma árvore que tolera bem a secura e que por vezes aparece a ladear as estradas ou a ornamentar jardins. Renasce facilmente após um fogo florestal (a germinação das sementes é estimulada pelo fogo e rebenta facilmente a partir das raízes) e quando as condições não são muito favoráveis não ultrapassa o porte arbustivo serrado que elimina qualquer competidora. Além disso, parece que é alelopática (isto é, produz compostos químicos que inibem o crescimento de outras espécies).
Mas apesar de tudo, nesta altura do ano um pouco por todo o país, não excluindo o Nordeste Transmontano, é agradavel ver a paisagem pintada de amarelo das mimosas o que a torna magnífica.
Para além das Amendoeiras em Flor, Moncorvo tem muito mais para maravilhar quem visita esta linda vila do Nordeste Transmontano, com a sua paisagem natural.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vai-se a flor da amendoeira, vem a flor da mimosa!... que esta infestante bem se dispensava, pois além de não ser autóctone, é verdadeiramente invasora, como bem descreve o Jorge. Basta dizer que veio da terra dos eucaliptos, que é outra coisa pouco boa...
Bem, presumo que essas pinceladas de amarelo e verde agradem aos nossos amigos brasileiros, não é Wanda?

Moicano.

Júlia Ribeiro disse...

Fui ao quiosque da Internet para vos fazer uma breve visita. Por aqui anda um alerta de vírus... Por enquanto é só alerta.

E depois das amendoeiras e das mimosas, vêm as giestas : as de flor branca, mais miúda e as de flor amarela a que, por estes lados, chamam "maias"; e o tojo e a urze e a arçã ou bela-luz e a esteva branca de pétalas mais miúdas e a de pétalas mais largas com cinco pintas cor de sangue, a que o povo chama "esteva das cinco chagas"...e tantas outras de que já nem sei os nomes, mas ainda relembro os cheiros.
Só que o nosso torrão é sempre lindo, quer vestido de várias e variadas cores quer de rocha nua e dura.

As mimosas, mesmo infestantes, quando floridas, são bonitas de ver. Isso mesmo dizem as
excelentes fotografias do Jorge.

Apareça no Sábado ao almoço no Lagar, Jorge, para o grupo blogueiro alargar mais...

Abraços
Júlia Ribeiro

wanda disse...

Olá
Moicano, comentei esta foto no flickr assim:
"Ainda o frio amarelo, mas com o ar da verde esperança e o azul da tranquilidade.Gosto do amarelo. É uma cor luminosa. Faz pensar no sol, na vida... "
Verde, amarelo, azul, as cores da bandeira brasileira...e uma faixa em branco que significa a paz.
É o que desejo ao mundo....paz.
Abraço
Wanda
São Paulo,12 de março de 2009

eXTReMe Tracker