torredemoncorvoinblog@gmail.com

sábado, 14 de março de 2009

Na natureza à nossa volta

A atenção do blogue tem-se centrado nos livros, mas, com a subida da temperatura a vida desperta em cada fresta de rocha e em cada prado à nossa volta. Esta espécie vegetal foi fotografada junto ao rio Douro, no final do mês passado. Como não tive ainda tempo para tentar a sua identificação, fica o desafio aos amantes da natureza e curiosos pela sistemática.

8 comentários:

Wanda disse...

Olá !
Aqui essa flor é conhecida como papoula(papoila).Não sei se ai tem o mesmo nome.
Agora é minha vez de dizer ao Moicano:
-Verde e vermelho: essas cores te lembra algo?
Abraços
Wanda
São Paulo, 14 de março de 2009

Anónimo disse...

olá Wanda, essa é papoila não!... essa a gêntchi aqui conhece bêm e não é essa não! papoila só bota flô a parti de fim d'Àbril ô princípio di Maio, viu?
E verdji i vermêlho é bandêira da República portuguesa (si era monarquia sêría azul i branco). E você sabia que essas côr di verdji i vermelho era côr de loja maçônica que defendjia a unidade ibérica? (no comêço do séclo vintje). Verdadji...
[me desculpa, ma tôu tentando escrevê já de acordo com o novo acordo ortográfico de brasileirez-portuguez].
Abraço para êssi pôvo maravilhoso e irmão do Brasiu!!! e pra si também, que é uma paulista simpática e muito participativa - estive vendo aqui neste blogue, que é muito interessantchi.
Sobre a flô, pois tâmos esperando o botânico de serviço...
Moicano

Wanda disse...

Moicano!
Você fala bem o português do Brasil, mas não sabe escrevê-lo(rindo)
Eu inté qui tentei adivinhá a frô,mais si ocê falô qui num é , eu credito.Tarvêz seja só um quiabo ou outro legumi.(Português de Minas Gerais)
Eu, como botânica ;sou uma excelente contabilista!
Quanto a bandeira , eu já sabia das cores da monarquia, pois tenho dois maçons aqui em casa.
Espero o pronunciamento do botânico , e também que ele me esclareça a semelhança dessa flor com a papoula!
Bom domingo a todos!
Abraço

Wanda
São Paulo, 15 de março de 2009

Xo_oX disse...

Bom... acordo ortográfico à parte, para a classificação dos seres vivos continuamos a usar o latim!!
Enquanto esperamos os especialistas, eu andei a fazer algumas investigações. Quase de certeza que se trata de uma planta da família Boraginaceae, a que pertence também a borragem (veja-se as folhas cheias de pêlos). A Espécie é mais difícil, estou à procura muito próximo do nome Cynoglossum.

Anónimo disse...

"Você fala bem o português do Brasil, mas não sabe escrevê-lo(rindo)" - pois é Wanda, o que eu estou é muito à frente!! Qualquer dia o pessoal aí está escrevendo assim (conforme fala) e nós aqui temos que adoptar... (não quero falar de "colonialismo em sentido inverso", mas às vezes parece...). Eu sou contra esse "acordo" ortográfico que, na minha opinião , não serve para nada e a prova provada é que nós entendemos perfeitamente o que você escreve aqui, e você também nos compreende muito bem. E até sabe da nossa História, como isso da evolução da bandeira. Como a gente sabe do grito do Ipiranga.
Sobre a nossa flora já é mais difícil, mas eu também acho que não o que é o jacarandá, não se preocupe.
Como disse o XooX, a papoila não tem a folha tão peluda, embora o caule tenha uma espécie de pelinhos, mas é mais fino. Esta não é papoila de certeza. Fica a sugestão para se colocar uma papoila daqui a mais algum tempo, quando florirem, para a Wanda ver.
Abraço para S. Paulo!
Moicano.

Xo_oX disse...

A respeito das papoilas, fui surpreendido pelo seu colorido berrante em pleno vale da Vilariça. Se não fosse a pressa que levava, teria parado para registar a primeira papoila do ano.
Não tenho a fotografia, mas a música está no youtube para todos podermos apreciar.
Pode ser escutada AQUI

Wanda disse...

Olá!
Moicano, eu também sou contra a reforma ortográfica,como você mesmo diz:estávamos a nos entender muito bem!Agora, teremos que adaptar-nos, coisa que nem tentei ainda!
Valeu á pena o meu equivoco em relação foto postada pelo Aníbal.
Foto lindíssima, por sinal, seja ela uma papoula(como se diz por aqui) ou uma Cynoglossum como deduziu o Aníbal.
Valeu também pela música com a qual ele nos brindou esta manhã,dando-nos a oportunidade de ouvir o sempre bem-vindo Plácido Domingos.
Aqui a música Amapola foi um grande sucesso no final dos anos sessenta, adaptada (rock)com Roberto Carlos.
http://www.mp3tube.net/br/musics/Roberto-Carlos-Amapola/35668/
Para quem tiver a curiosidade ouvir, porém nem se compara ao clássico!
Na primavera brasileira(setembro) ,os jardim e praças ficam repletos dessas lindas flores, juntamente com as hortências.
Devo admitir que a primavera em Portugal foi a mais linda que já vi.Com as roseiras derramando cores e perfumes , caminhos cobertos de giestas , e de todas espécies de flores.É tão bonita , que aqui em São Paulo , um dos restaurantes mais famosos da comida tradicional portuguesa , chama-se "Abril em Portugal"
Aproveitando o comentário, quero agradecer a Antonio Sá , ao Nelson e novamente a Júlia, por terem me oferecido ajuda conseguir os livros comentados no blog.
Agradeço também a todos por me propiciarem estes bons momentos de convívio virtual.
Abração!
Wanda
São Paulo, 16 de março de 2009

Júlia Ribeiro disse...

A minha avó chamava-lhe borragem vermelha que, esmagada , se colocava em cataplasma, sobra o sítio de uma dor reumática. Também podia ser aferventada em pouquinha água e servia para pôr (dentro de um paninho de linho) nas "fontes" da cabeça quando se tinha uma dor forte. Não se deixava escorrer água para os olhos. E também ajudava a passar as nódoas negras e as "roixas" muito mais rapidamente. (Tinha algumas das propriedades que hoje se atribuem ao aloés).

Com um abraço
Júlia

eXTReMe Tracker