torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

Festa de Santa Leocádia - 2009

Decorreu nos passados dias 9 e 10 de Junho a tradicional festa de Santa Leocádia e S. Bento, junto da antiga capelinha situada num ponto alto da serra do Roborêdo, mesmo sobre a vila de Torre de Moncorvo.
Actuação da banda do Felgar, durante a missa campal (foto de Luís Lopes/Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo)
Apesar das ameaças de trovoada o povo acorreu em grande número e reinou a animação, com um programa recheado de actividades, no plano religioso, gastronómico e musical.
Momento da procissão, por detrás da serra, desde o S. Lourenço até à capela de Santa Leocádia e S. Bento (foto de Luís Lopes/Junta de Freg. de T. Moncorvo)
No corrente ano o acesso foi mais facilitado para viaturas ligeiras, pois a estrada para a capela de Santa Leocádia/S. Bento foi recentemente asfaltada.
Durante a missa campal, vendo-se atrás a imagem de S. Bento (foto de Luís Lopes/Junta de Freg. de T. Moncorvo)

Já há um ano atrás aqui fizemos uma descrição suficientemente ampla desta festividade, pelo que não nos alongaremos mais. Basta ver: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2008/06/torre-de-moncorvo-festa-de-santa.html ; e também: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2008/06/festa-de-santa-leocdia-ii-procisso.html

Houve animação musical nocturna, por vários artistas e conjuntos locais (foto Luís Lopes/Junta de Freg. T. Moncorvo)


A organização deste evento pertenceu à Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, entidade proprietária desta vetusta capela, que, apesar de modernizada, remontará ao séc. XVII ou XVIII. Por este motivo, e dado o belo enquadramento do local, o qual constitui um belíssimo miradouro sobre a vila (agora com o acesso facilitado, como dissémos), questionamo-nos sobre o aspecto algo inestético do grande palco erigido ao lado da capela. Porque não uma estrutura amovível?

3 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Muito interessante comparar as fotografias de hoje com as de há 30 anos !

Júlia

Anónimo disse...

Olá
Achei muito interessante a reportagem.
Estive várias vezes nessa capela.
É um recanto bucólico e de fé que também nos proporciona uma vista maravilhosa da região.
Abraço
Wanda
São Paulo, 17 de junho de 2009

Anónimo disse...

Uma capelinha tão pequenina e tão isolada e moram lá um santo e uma santa.Sºozinhos!Ummm e ninguém desconfia nem comenta.Até a praça aceita.Vamos ver essa mudança na esposição ou não?

eXTReMe Tracker