torredemoncorvoinblog@gmail.com

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Moncorvo na Cartografia Antiga

Em 2005, no decorrer de um trabalho sobre a viária da região de Moncorvo no séc. XVIII, fui parar ao site da Biblioteca Nacional - fundo Cartográfico. Aqui encontrei um conjunto bastante vasto e interessante de mapas (entre o séc. XVI e XIX) com referência a Moncorvo.

Como se pode ver, estes nossos antepassados ainda não tinham conhecimentos perfeitos de geodesia porém, como sabemos, foram os pioneiros da cartografia mundial. No caso vertente as suas representações são um pouco imprecisas. Mas o que é fundamental é que já representam várias localidades, rios, montes e, por vezes, caminhos. Outro aspecto importante é que nem sempre os mapas estão orientados para Norte, como é habitual nos nossos dias (ou seja, há alguns mapas desnorteados!).

Ficam aqui algumas dessas representações, que em alguns casos ampliei, dando destaque ao sul do Distrito de Bragança e início das Beiras. Para quem estiver interessado em aprofundar este tema é só consultar o site da Biblioteca Nacional Digital - http://www.bnportugal.pt/.


1 - The Kingdom of Portugal ... (1794)

2 - Portugalliae que olim... (157...)


3 - Carta geographica do reyno ... (1763)


4 - Atlas Portatif... (1698)

(clique nas imagens para visualizar melhor)

2 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Não sei nada de cartografia, mas pus-me a clicar nos mapas de modo que pude vê-los com mais pormenor e, realmente, isto é interessante.
O Nelson tem de nos dar umas liçõezinhas sobre o assunto.

Abraço
Júlia

Júlia Ribeiro disse...

Afinal quem postou os mapas foi o Amigo Sarilhos. Pelos vistos, terá de ser ele a dar-nos as tais liçõezinhas, para melhor percebermos os mapas "desnorteados".

Mais um abraço,
Júlia

eXTReMe Tracker