torredemoncorvoinblog@gmail.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aconteceu no Museu: palestra em jeito de balanço sobre o Património concelhio

Como foi anunciado, realizou-se no sábado passado, dia 8 de Agosto, no auditório do Museu do Ferro e no contexto da Exposição "VESTÍGIOS...", a palestra sobre o Património Arqueológico e Arquitectónico do concelho de Moncorvo. A sessão foi presidida pelos representantes do município (Sr. João Rodrigues, em representação do Sr. Presidente da Câmara) e do PARM (Engº. Afonso Calheiros e Menezes, Presidente da Direcção), tendo-se seguido as intervenções do Sr. Prof. Doutor Adriano Vasco Rodrigues, Sr. Norberto Santos e Drs. Nelson Campos e Rui Leonardo.
Tendo presente o Inventário Arqueológico do Concelho de Torre de Moncorvo revisto e actualizado, o qual foi entregue ao Município para inclusão no capítulo respectivo do novo PDM, o objectivo essencial desta sessão foi o de se fazer um balanço (ainda que necessariamente breve e muito preliminar) do estado dos conhecimentos sobre o património arqueológico e arquitectónico existente (e identificado até à data) no nosso concelho. A partir daí, tentou-se traçar um quadro da ocupação humana do território em que nos situamos (que obviamente não se confina às fronteiras artificiais do concelho), pelo menos nos últimos 5.000 anos, já que os dados para épocas anteriores são bastante escassos.
Assim, a palestra visava dar um pouco mais de substância à Exposição "VESTÍGIOS...", funcionando como seu complemento, ou como outra face de uma mesma moeda, tendo em vista a organização de uma futura sala de Arqueologia & História, prevista desde o início, nos espaços do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Para saber mais, ver: http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/08/palestra-sobre-patrimonio-do-concelho.html

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem como eu, não pôde estar presente na apresentação, a reportagem do blogue do PARM foi muito elucidativa. E seguramente a afirmação do cuidado, seriedade e nível científico do trabalho até hoje levado a cabo. Na continuidade de outros investigadores de resto também lembrados na sessão.
É claro que a primeira visita logo que vá a Moncorvo depois do Verão será à exposição do Museu.
Parabéns!
Daniel

Anónimo disse...

Caro Daniel,
o nosso Muito Obrigado pela apreciação e ficamos a aguardar a prometida visita.
Grande abraço e boas férias!
N.

eXTReMe Tracker