torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bicentenário do Nascimento do Visconde de Vila Maior



O Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo em parceria com a Câmara Municipal assinalou hoje o 2º centenário do nascimento do Visconde de Vila Maior – Júlio Máximo de Oliveira Pimentel.


O local escolhido foi a escola que o adoptou como patrono e que tomou o nome de Escola Visconde de Vila Maior. As comemorações iniciaram-se às 9h30 com a abertura de um Concurso Literário sobre a vida e obra do Visconde, que estará aberto até 15 de Outubro.

Por volta das dez horas, depois de uma breve alocução proferida pelo Director do Agrupamento,dr. Alberto Areosa, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo apresentou, nas pessoas da drª Helena Pontes e drª Mª João Moita algumas passagens da vida e obra do Visconde.






Em seguida o grupo de Teatro Alma de Ferro dramatizou uma entrevista imaginária com o Visconde.
A finalizar, o Vereador António Olímpio Moreira, responsável pelo pelouro da educação e o Director do Agrupamento descerraram junto ao busto do Visconde uma placa comemorativa da data.


2 comentários:

Anónimo disse...

Caro António Manuel,
Acabo de tomar conhecimento, pelo teu "post", da iniciativa comemorativa que teve lugar, hoje, em redor da figura do Visconde, na escola de que é patrono. Não recebemos qualquer informação que, de outro modo, teria sido atempadamente divulgada com aqui no blogue. Creio que outras entidades relacionadas com a Cultura, em Torre de Moncorvo, também não receberam nem informação nem convite a estarem presentes, por motivos que desconhecemos. Achamos bem que se divulgue esta figura junto das crianças das escolas. Todavia, creio que desde há uns bons anos que se fala na famosa interacção Escola-Meio... E o Visconde transcende largamente a escola local.
Cps.,
N.

Anónimo disse...

Ámen

A. Manuel

eXTReMe Tracker