torredemoncorvoinblog@gmail.com

sábado, 31 de outubro de 2009

Como se vestiam os moncorvenses no final do século XIX e início do séc. XX

No seguimento do "post" anterior aqui deixamos duas fotos antigas, uma dos anos 80 do século XIX (a da praça) e outra talvez dos inícios do séc. XX (igreja da misericórdia) > clicar sobre as fotos para as ampliar:

Tudo indica que as pessoas vestem fatos domingueiros, havendo um personagem masculino de calças brancas e sombrinha, muito janota, talvez algum "brasileiro" (o uso de fatos ou peças de roupa brancas, parece que era, noutros tempos, atribuído a emigrantes que vinham do Brasil, pois lá se usavam mais as peças claras, devido ao clima e a outros padrões estéticos, em contraste flagrante com os padrões mais conservadores dos portugueses da Europa, sobretudo os do meio rural).
Nesta bela foto da igreja da misericórdia, vê-se ainda o púlpito oitavado em forma de cálice no exterior da mesma, hoje resguardado no interior. Atente-se na roupa (domingueira) destes moncorvenses de outros tempos: o modelo dos chapéus masculinos, a casaca à pistoleiro do far-west, camisa e colete, e as calças, talvez de "pana". O homem do lado esquerdo parece ter também uma gravata. embora não dê para se saber a cor das vestes femininas, nota-se que as blusas claras (brancas) são usadas pelas mais jovens, tal como o vestidinho da menina que está do lado direito.
Fica o conselho ao grupo "Alma de Ferro": se pretendem organizar um bom guarda-roupa para as vossas representações, deverão começar por organizar um álbum de fotos antigas, além do recurso à informação oral dos mais antigos, como é óbvio. Esperamos que outros moncorvenses ajudem nesse trabalho, remexendo os baús dos panos antigos, ou as caixas de fotografias ou álbuns que tenham lá por casa.

1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas em minha casa só resta a minha memória.

Júlia

eXTReMe Tracker