torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Fruta da época


Fotografados no dia 25 de Dezembro de 2009, nos arredores de Moncorvo.

Um Bom Ano de 2010.

3 comentários:

Anónimo disse...

El título acertadísimo Joao,(pero con muy mala uva). Genial.
Un fuerte abrazo.Angel

N.Campos disse...

E eu a julgar que o Ángel iria perguntar: "y entonces el cerdo? adonde estay el cerdo, para completar esta fruta de la época?" - pois, faltou, com sua licença, o reco... Se bem que pitas (para as alheiras) para esta época, ainda vá que não vá, mas borrego creio que só era para a Páscoa (no prato, claro!). Todavia julgo que a ideia do fotógrafo, o nosso bom Amigo Vasdoal, foi apenas mostrar-nos a bichage que compõe o presépio vivo das nossas terras, nesta fase do ano.

Só um apontamento archeológico: na antiga Roma, pelo começo do ano, estes pobres bichos tinham boas razões para temerem pela sua saúde: é que havia uns sacerdotes - os Áugures e/ou Arúspices, que os imolavam sobre aras (altares) e os abriam para lerem o futuro, ou o que iria acontecer ao longo do novo ano, nada menos do que observando as suas entranhas!!! - Daí os bons "augúrios" ou "auspícios"...
Já agora, foram também os Romanos que, creio que com Júlio César (ou antes?) instituiram o começo do ano no mês de Januarius (=Janeiro), o mês do Deus Janus, o das duas caras (uma cara olha para o ano que passou e outra para o ano que entra).
Resta-me desejar ao Vasdoal e a todos os Amigos, um ano de 2010 muito auspicioso e de bons augúrios (sem ser preciso imolar nenhum dos nossos simpáticos "irmãos" da capoeira, da côrte ou do cortelho, para o sabermos).
Bom ano!
abraço,
N.

Helena Teixeira disse...

Olá!
Oh que coisa mais fofaaa :)

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Janeiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Vamos ca/ontar as Janeiras e comer o Bolo-Rei!”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Janeiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais hoje no blog da Aldeia)!

Abraço Natalício,
Feliz Ano Novo
Lena

eXTReMe Tracker