torredemoncorvoinblog@gmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Panorama editorial

O mês de Dezembro que ora finda trouxe-nos também duas prendas natalícias, no que respeita ao panorama editorial: por um lado, o já "antigo" (sai há cerca de 13 anos, mas com intermitências) "Mendo Corvo", um jornal escolar feito por professores e alunos, e, por outro, o "Sabor do Ferro", no seu número O (zero), de cariz mais generalista.


Começando pelo "Mendo Corvo", há a assinalar que passou do nível da tiragem em fotocópias para a edição impressa e em formato de jornal a sério. Recortamos do Editorial estas palavras do Director do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, professor António Alberto Areosa: "este jornal do agrupamento, fruto da participação colectiva dos alunos desde o Ensino Pré-escolar aos do Ensino Secundário, docentes, representantes dos pais e encarregados de educação e parceiros plenos de um projecto maior que pretende ilustrar as expectativas mais caras à direcção e à comunidade educativa, a saber, o sucesso escolar efectivo e real, particularmente dos nossos alunos, a realização plena de todas as suas capacidades, o desenhar de um perfil de cidadão conscientemente lúcido em relação à comunidade envolvente que não poderá delegar nos outros o papel socio-cultural e humano a si destinado: aprender para saber ser (...)."
Em primeira página é destacada a comemoração do bi-centenário do nascimento do Visconde de Vila Maior, que recentemente teve lugar na escola de seu nome, nesta vila (antigo ciclo preparatório). Outros títulos de capa são a comemoração do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, o Magusto de S. Martinho para os mais pequenos, a atribuição dos Prémios de Mérito e a Noite das Bruxas (Hallween) nas Escolas.
Os interessados em adquirir o jornal poderão contactar o Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo (tel. 279 200 280).

O "Sabor do Ferro" é uma estreia que promete vir para ficar, como publicação mensal. Tendo como director João Girão e responsável gráfico José Girão, define-se no Editorial como "o jornal do concelho de Torre de Moncorvo", supra-partidário, tendo por objectivo dar a conhecer melhor realidade do nosso concelho. Espera-se ainda que esta seja, "para alguns, a oportunidade de verem os seus anseios e lamentos expostos e afirmados", concluindo de forma jocosa que "para poucos, mas decerto variados, [o jornal será também] um entretém de faladura, que a nossa praça, à falta de motivos, precisa sempre de combustível para animar os passeios e o frio deste inverno que se aproxima".
Em primeira página é destacado em título: "Protocolo entre Câmara e EDP dá ambulância aos bombeiros"; "Leopoldina visita as escolas do concelho" e "GNR promove acção de sensibilização". Nas interiores, refira-se um excerto do nosso Blogue, dedicado à "Apresentação do livro 'A parábola dos Três Anéis' de Júlia Guarda Ribeiro" (pág. 5), uma "Mensagem de Natal" subscrita pelo Presidente da Câmara de Moncorvo, Engº. Aires Ferreira, "O meu relógio de bolso", crónica do Dr. Carlos Girão, "Por linhas tortas", pelo Dr. João Girão, "Curiosidade ou talvez não", por Leandro Vale; "Há pessoas que nos marcam", uma evocação da memória da Drª Lurdes Girão, pelo Dr. Nuno Gonçalves; "Pontapé na bola" (secção desportiva sobre Futsal); Mensagens de Natal pelos Padres Vicente e João de Barros; "De músico em música" (página musical) pelo Dr. Rui Rodrigues; "Cantinho do chefe Osvaldo" (Gastronomia), por Osvaldo Ferreira; "Balanço mensal de GNR" referente ao mês de Novembro; e o restante espaço dedicado a Passatempos, entrevistas de rua, publicidade diversa e um Cartoon ("O castelo de D. Mendo") assinado pelo Arqtº Paulo Afecto.
Sendo o 1º. número de distribuição gratuita, os pedidos podem ser efectuados pelos seguintes contactos: sabordoferro@gmail.com; tlm. 916623803, 932861077 ou 918680416.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker