torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Prémio para os pássaros


O trabalho "Presepinho" de João P.V. Costa obteve o 1º Prémio no IX Concurso "Vamos Fazer um Presépio", organizado pela Associação Cantaréu em colaboração com o Dolce Vita Douro, em Vila Real.
Esta peça apresenta, como matéria prima, diferentes elementos do pinheiro (Pinus pinaster), como o pinhão, a pinha, a casca, as agulhas e um excerto de madeira proveniente do tronco. Todos estes materiais foram trabalhados manualmente, com a ajuda de um pequeno serrote e um canivete opinel.

Pretende-se, com esta escultura, destacar a necessidade de um equilíbrio entre o homem e a natureza, num momento em que o próprio pinheiro, árvore já cantada por D. Dinis, sofre de uma terrível praga - o nemátodo (Bursaphelenchus xylophilus).

É de referir que uma segunda versão desta peça esteve presente na Exposição "Presé-pios", patente ao público, no Museu do Ferro, em Torre de Moncorvo, entre os dias 19 de Dezembro de 2009 e 6 de Janeiro de 2010.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mais do que merecido - pela originalidade e sobretudo pelo encanto do significado.
Abraço de parabéns.
Daniel

Wanda disse...

Olá

Um trabalho muito bonito!Perfeito!
Parabéns


Abraço
Wanda
São Paulo-Brasil

N.Campos disse...

Caríssimo Vasdoal,
Enche-nos de redobrado orgulho e satisfação este 1º. Prémio do concurso "Vamos Fazer um Presépio", por se tratar do reconhecimento do trabalho e da criatividade de um verdadeiro Artista (o nosso Amigo João Pinto, eternamente o "João da Viola" para os Amigos), e também porque o trabalho premiado, entre muitos outros, teve a sua estreia mundial, em matéria de Exposições, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo!!! - onde ainda pode ser visto, na vitrina/montra virada para o exterior, no que foi a 1ª. exposição patente durante 24 horas/dia, gratuita e virada para o exterior, num conceito de "museu de paredes de vidro". Era para estar só até ao dia de Reis, mas o Museu optou por desmontar apenas a exposição na próxima terça-feira, dando assim mais uns dias de bónus para quem queira apreciar a obra agora premiada (ou uma réplica da mesma), aqui patente. De caminho, podem os visitantes ver o resto do Museu.

Para quem ainda não viu, aqui ficam vários links, referentes à Exposição "Presé.pinhos":

http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/12/exposicao-prese-pios-patente-no-museu.html

http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/12/exposicao-prese-pios-no-museu-do-ferro.html (blogue do PARM)

http://parm-moncorvo.blogspot.com/2010/01/bom-ano-de-2010.html

http://florabrin.blogspot.com/2009/12/prese-pios-inauguracao-da-exposicao.html (blogue “oficial” da arte de João Pinto V. Costa)

http://florabrin.blogspot.com/2009/12/exposicao-de-prese-pios.html (neste link pode visionar uma excelente apresentação feita também pelo autor)

http://labodegadelasolana.blogspot.com/2009/12/presepios-los-otros-belenes.html (blogue animado por Ángel Garcia, Mazueco-Salamanca)

Abraço e Parabéns ao João Pinto V. Costa, esperando que nos continue a brindar com estas amostras do seu trabalho e talento,
N.

Júlia Ribeiro disse...

Lindo ! Na sua aparente simplicidade, a imaginação do artista. Isto é, de facto, criatividade.
Parabéns, Vasdoal.

Abraço amigo
Júlia

vasdoal disse...

Caríssimos Daniel, Wanda, Nelson, Júlia, muito obrigado pelas doces palavras, essas sim, o verdadeiro prémio para o meu trabalho.

João Costa

Anónimo disse...

Levaram-me os afazeres da vida a ir hoje a Vila Real. Num conhecido centro comercial da cidade lá estava em exposição o trabalho que aqui se divulga, conjuntamente com trabalhos de outros autores. Parei a observar, ombro a ombro com outros admiradores e curiosos. A folha a indicar "1º Prémio" fazia justiça ao trabalho.
Muita mão de obra, mas sobretudo muito talento e sensibilidade.
Parabéns ao João Costa.

A. Manuel

Anónimo disse...

Já tardiamente, mas não quero também deixar de felicitar mais uma vez o João pelo seu belíssimo trabalho! Se até o Espírito Santo aparece representado em forma de pomba!... Parabéns!

Isabel

eXTReMe Tracker