torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ICONOGRAFIA REPUBLICANA



Curioso rótulo de vinho do Porto, Quinta do Sabor, de Manuel Joaquim Pinto [estabelecido em Vila Nova de Gaia desde 1889, com armazéns de vinho do Porto, M.J.P. compra propriedades vinícolas no Douro (1898) e na Foz do Sabor estabelece a sede da sua actividade]. - J.M.M.
No blogue "Bernardino Machado" faz-se referência à preocupação deste ilustre republicano (que por duas vezes viria a ser Presidente da República, em 1915-1917 e 1925-1926), sobre a questão vitivinícola: "Para Bernardino Machado o problema vitícola nacional esteve sempre presente, quer no governo de 1893, quer durante a República. No Congresso Vitícola Nacional, realizado em Fevereiro de 1895, proferiu um discurso que reproduzimos do folheto "Os Vinhos Portugueses" [segue-se edição do discurso em fac-símile - ver o blogue citado, clicando sobre o seguinte endereço electrónico:

http://manuel-bernardinomachado.blogspot.com/2010/02/bernardino-machado-e-viticultura.html )

2 comentários:

N.Campos disse...

Felicito o Rogério por esta magnífica descoberta "blogosférica"!
Este rótulo é uma preciosidade: não só por revelar a antiguidade do produtor Manoel Joaquim Pinto (presumimos que ascendente do seu homónimo actual, produtor do vinho Casa da Palmeira, passe a publicidade), mas por nos mostrar o armazém que ainda hoje lá está e onde se encontra o posto de venda dos vinhos do actual Manuel J. Pinto.
Seria de averiguar se o rótulo é anterior a 1910, já que M.J.P, se estabeleceu em Gaia em 1889 e detinha propriedades na Foz do Sabor em 1898, como se diz na legenda do "Almanaque Republicano". Assim sendo, não deixa de ser algo corajoso, alguém associar o ícone da senhora do barrete frígio (ainda por cima vestida de vermelho com um raminho verde na mão), a um escudo (de "tipo francês" e em uso pela Casa de Bragança, mas destituído de coroa!!!). Ou será que este rótulo é já posterior ao 5 de Outubro?? Um caso a indagar junto do Sr. Manuel Pinto. - Trabalho para o Rogério, cronista-mór da República destes "reinos" d'Aquém Sabor e Douro.
Parabéns pela revelação - em que só falta a tasca da Aurora!

Anónimo disse...

Acerca deste Manuel Joaquim Pinto, avô do actual proprietário da Casa da Palmeira, na Foz do Sabor pode acrescentar-se que foi ele que ofereceu à câmara municipal de Moncorvo a primeira bandeira da República que foi hasteada nos paços do concelho, conforme consta de uma acta da câmara agradecendo tal oferta.

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker