torredemoncorvoinblog@gmail.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Linha do Douro - alternativas para visita às amendoeiras em flor

Como foi amplamente noticiado, as derrocadas que se verificaram na Linha do Douro, por altura do Natal, a montante da estação do Tua, motivaram amplos trabalhos de recuperação da mesma linha. No entanto, devido ao dilatado prazo que inicialmente foi adiantado pela CP, chegou a temer-se que isto seria um pretexto para o encerramento da linha entre S. Mamede do Tua e o Pocinho. Entretanto a Refer/CP vieram a garantir que a linha não seria encerrada no que respeita ao troço referido (ao menos para já, diremos nós...), esperando-se a sua reparação e reabertura até ao final de Março - ver:

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1485121&seccao=Norte

Os percursos alternativos para os utentes da nossa região (passageiros com destino ao Pocinho), têm-se feito por transporte rodoviário (autocarro e táxis) a partir da estação do Tua, com uma grande volta por Carrazeda de Ansiães, num itinerário que em alguns casos chega a mais de 100 km, quando por via férrea seriam apenas 30 km, equivalentes a 40 minutos. Daqui o natural prejuízo para os utentes da nossa região.

Por esta altura, como é sabido, muitos turistas que vêm ver as amendoeiras em flor fazem-no por via ferroviária, o que poderia prejudicar o afluxo turístico e o comércio local/regional. No sentido de minimizar o problema, a CP vem anunciar as alternativas para os visitantes interessados, e que aqui reproduzimos, com a devida vénia do Jornal de Notícias (de 2010-02-03):

«Comboios especiais
Fonte oficial da CP adiantou ontem, ao JN, que a empresa vai realizar o programa da Rota das Amendoeiras "entre os dias 27 Fevereiro e 27 Março".
Revelou que "está prevista a realização de cinco comboios especiais no percurso Porto - Tua, e volta", e acrescentou ainda que, devido às restrições à circulação na Linha do Douro, "teve de ser suspensa a Rota B". Este percurso incluía os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Meda, Penedono e Trancoso.
As outras duas Rotas seguidas habitualmente pela empresa mantêm-se, mas começam na estação de Foz-Tua e, como tal, tornam obrigatória a passagem pelo concelho de Carrazeda de Ansiães. A Rota A inclui ainda os municípios de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. A Rota C passa, para além de Moncorvo, por Alfandega da Fé e Mogadouro.
"É um pequeno acréscimo no percurso rodoviário que habitualmente se efectua e é a novidade de 2010", notou a fonte da CP.
Entretanto, a Refer definiu ontem o final de Março como a altura previsível para reabrir o troço Tua-Pocinho à circulação de comboios».

Para ler a notícia completa: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Carrazeda%20de%20Ansi%E3es&Option=Interior&content_id=1485082

Sem comentários:

eXTReMe Tracker