torredemoncorvoinblog@gmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

Detalhes em Ferro 5


Portão da casa do do comendador Francisco António Pires, no Felgar. A casa tem dois imponentes portões, iguais, cuidados de forma exemplar. São à base de ferro fundido com bonitos elementos florais. Ao centro têm as iniciais "AP". Estão pintados a vermelho com alguns elementos a branco. Um felgarense já adiantou no Blogue que datam de 1886! Devem ser exemplares únicos no concelho.

5 comentários:

Baiqueeuespero disse...

Tb já tirei fotos a esse portão....no Felgar.

Anónimo disse...

Mais um bom elemento ,a juntar aos já citados ,para a exposição sobre o Felgar.Xo-OX tem de certeza mais fotos e o baiqueuespero,também.
É altura de começar a reunir o material.A.Manuel,Cristino ,porque esperam?

Anónimo disse...

com a devida vénia, 2 piquenas correções :

- o dito palacete, além dos 2 portões, tem, da mesma altura, um outro portão nas suas traseiras, virado para a canelha dos quintais.

- penso que ao centro as iniciais são as do "FAP", precisamente o nome do dono.

Também rectifico uma informação que prestei há uns tempos, visto que a data do portão do prédio rustico do Sr. Miranda é a de 1862. ( e não a de 1869 como aí escrevi )

E já agora informo que,há uns 20 dias, no decorrer do meu passeio matinal de Domingo, fui dar com um portão em excelente estado num prédio rustico ali junto à fontainha. Este, caro N., não tenho duvidas que é do ferreiro Carqueja.

Wanda disse...

Olá!
É sem dúvida uma bela obra de arte em serralheria.
Idealizar, desenhar, executar!
Como sempre leva a nossa imaginação a alçar vôos!
Pensando no artista a executar tal obra para uma rica família, terminar logo, para receber por ela e realizar também seus sonhos, nem que estes sejam apenas dar o de comer á sua família.
Graças a imigração da Europa para o Brasil, temos aqui também verdadeiras obras em ferro forjado, feitas por mágicos artistas vindos principalmente da Espanha e Portugal
Um dia ainda saio a fotografá-las (não com tanto talento) para mostrá-las no Flickr.
Abraços
Wanda
São Paulo, 14 de abril de 2009

Xo_oX disse...

Força Wanda, fico à espera das fotografias no Flickr.
Aproveito para informar que criei um Grupo chamado "DETALHES EM FERRO. Já tem mais de 200 membros e atinge quase mil fotografias (em menos de dos meses).
Quem quiser ver as fotografias com muitos e bonitos pormenores em ferro pode espalhados pelo mundo, visitá-lo AQUI

eXTReMe Tracker