torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DOURO FILM HARVEST - uma antestreia no Cine-teatro de Torre de Moncorvo

Um feérico jogo de luzes envolveu o nosso Cine-Teatro num efeito espectacular

Pode ler-se na Agenda Cultural de Torre de Moncorvo (pág. 22): "O Douro Film Harvest é um encontro internacional de cinema que tem lugar na região do Douro Vinhateiro. Organizado pelo Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte/Estrutura de Missão do Douro, tem como um dos principais objectivos dirigir os holofotes do cinema para os cenários desta região vinícola, classificada como Património MUndial pela UNESCO". Assim, foram selccionados vários filmes românticos, de alguma maneira associados ao tema dos vinhos (Wine Films) a ser exibidos durante 5 dias por terras do Douro.
O público acorreu em massa para assistir à anteestreia de Julie & Julia

Quiseram os organizadores começar este ciclo de cinema pelo velhinho Cine-teatro de Torre de Moncorvo (cuja construção se iniciou na década de 40 do séc. XX), hoje com excelentes condições depois das grandes obras de remodelação realizadas entre 2002 e 2005. Pela primeira vez na sua história, o nosso Cine-teatro conheceu uma antestreia nacional! - Foi o caso do filme Julie & Julia, da realizadora Nora Ephron, com Meryl Streep (Julia Child) e Amy Adams (Julie Powell) nos principais papéis.

O Presidente do Turismo Douro, António Martinho, e Ricardo Trêpa, no momento da apresentação

Este Encontro de Cinema tem um carácter descentralizado, decorrendo entre Vila Real (Teatro Municipal), Lamego (Teatro Ribeiro da Conceição), Torre de Moncorvo (Cine-teatro) e Santa Marta de Penaguião (Auditório Municipal). Nesta primeira edição será homenageado o realizador o checo Milos Forman (vencedor do Óscar de melhor realizador com o célebre filme Voando Sobre um Ninho de Cucos), que receberá o galardão CastaDouro Carreira, a 13 de Setembro, no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, às 17h30.
Cartaz do evento Douro Film Harvest (Colheita de Filmes para o Douro)

Também a actriz Andie MacDowell marca presença para receber o prémio CastaDouro Convidada Especial, em cerimónia marcada para o dia 10 de Setembro, às 22h00, no Teatro Municipal de Vila Real, seguida da projecção do filme The Last Sign. Os actores nacionais Ana Padrão e Ricardo Trêpa são os anfitriões da primeira edição do Douro Film Harvest, cabendo a este último o papel de Apresentador do evento no Cine-teatro de Torre de Moncorvo. Acrescente-se, a título de curiosidade e como o mesmo fez questão de referir, que Ricardo Trêpa é neto do grande realizador português Manoel de Oliveira, um dos homens que mais tem divulgado o Douro através da sua Obra.

Resumo do filme, retirado do programa

Quanto ao filme estreado em Portugal no Cine-teatro moncorvense, baseia-se em duas histórias verídicas, passadas em tempos diferentes. Julie Powell é uma jovem mulher que, por volta de 2002, trabalha num centro de apoio psicológico por telefone a pessoas traumatizadas pela tragédia das Torres Gémeas de Manhattan/Nova Iorque. Como forma de se libertar do stress do dia-a-dia resolve criar um blogue dedicado à gastronomia, baseado num livro e numa série televisiva que a apaixonara, de autoria de uma consagrada "chef de cuisine", Julia Child. Esta, por sua vez, era uma grande apreciadora da cozinha francesa que aprendeu aquando de uma estadia em França, nos anos 40, onde seu marido era dilomata de carreira. Bem, o resto só vendo o filme, que é bastante divertido (tipo comédia).
Recomenda-se aos apaixonados da boa mesa e... ah, também da blogosfera! -depois perceberão porquê.

Nota: o filme foi apresentado nos E.U.A. no passado dia 7 de Agosto. No Brasil só a 16 de Outubro.

Fotos de N.Campos

4 comentários:

Empis de Lucena disse...

Caríssimo Nelson,
isto é o que se chama de rapidez em "postar" acontecimentos.... ontem, com o filme: "JULIE&JULIA" fiquei com vontade de desenvolver os meus dotes culinários!! Foi uma noite muito bonita aqui em Moncorvo, aliás, as próximas noites vão ser recheadas de bons filmes...a não perder, mesmo!

felicito a tua cobertura do evenement....

Wanda disse...

Olá!
Bom divertimentos a todos! Apreciem bem a 7ª arte!
Abraço
Wanda
São Paulo, 10 de setembro de 2009

Anónimo disse...

Viva, Empis,
O nosso mt Obrigado! Pois como vês, os nossos serviços de reportagem não brincam em serviço! Aqui trabalha-se noite e dia para os moncorvenses terem notícias fresquinhas. E quando tiveres desenvolvido os tais dotes culinários espicaçados pelo filme, avisa, que eu levo o Vinho (do douro, claro!). Fico à espera do cãobite, ok?
E para a Wanda, pois desta vez, em qualquer coisa nos antecipámos ao Brasil, hein? Não perca este filme quando chegar aí. É muito divertido e ensina-nos a tornarmos-nos um pouco melhores... (o problema é a linha, se nos entusiasmar-mos demasiado com os petiscos).
abraço,
n.

António Martinho disse...

Obrigado, amigo Nelson.E muitos parabéns por esta nota.
Assim se constrói o nosso Douro, com qualidade de vida, pois um bom filme é sempre um bom momento cultural

eXTReMe Tracker