torredemoncorvoinblog@gmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Exposição Prof. Santos júnior / Padre Mourinho, no Centro de Memória

Recebemos da Biblioteca Municipal a seguinte informação, que aqui divulgamos (clicar sobre a imagem para a aumentar):

O Professor Doutor Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior (1901-1990), embora sendo natural de Barcelos casou com uma moncorvense, pelo que dispunha de casa nesta vila (Quinta Judite), passando aqui temporadas de férias. Em algumas dessas estadias aproveitou para estudar a Arqueologia e a Etnografia da região, tendo publicado alguns trabalhos nestas matérias. Sendo formado em Medicina, a sua paixão foi sempre a Antropologia (cadeira que leccionou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), além de Etnografia, Arqueologia pré e proto-histórica e a Zoologia, com destaque para a Ornitologia. Tendo integrado o Instituto de Antropologia Mendes Corrêa da Faculdade de Ciências do Porto, foi, durante muitos anos, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Após o seu falecimento a família doou à Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo sua riquíssima biblioteca e arquivo, além de alguns objectos pessoais, espólio que depois foi incorporado no Centro de Memória.

O Dr. António Maria Mourinho, ex-padre Mourinho (1917-1996) era natural de Sendim (concelho de Miranda do Douro), sendo um distinto arqueólogo, etnógrafo e cultor da língua mirandesa, a ele se deve a reactivação da famosa Dança dos Paulitos, executada pelos míticos pauliteiros de Miranda. Em 1980 publicou, em conjunto com o Professor Santos Júnior, de quem era amigo, uma Coreografia Popular Trasmontana (Moncorvo e Terra de Miranda).

A exposição, intitulada "Diálogo de dois intelectuais em torno da história da cultura do Nordeste Trasmontano" versará a relação entre estes dois ilustres investigadores e será inaugurada no dia 26 de Setembro (sábado), pelas 11;00 horas.
A não perder.

2 comentários:

Daniel de Sousa disse...

Só quero muito modestamente assinalar aqui o significado que esta exposição pode ter para o conhecimento destas duas grandes figuras da cultura portuguesa e, em particular da cultura transmontana. Quer o Prof. Doutor Santos Junior (que foi catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e presidente da Soc. Portuguesa de Antropologia, com vastíssima obra publicada de grande valor científico nas áreas de Antropologia e Etnologia),quer o Dr. Mourinho, figura carismática da cultura das terras mirandesas, são personalidades notabilíssimas cuja memória é de inteira justiça evocar. Do primeiro, e aqui num registo meramente pessoal, guardo na minha biblioteca um exemplar da magnífica obra "Berrões proto-históricos do Nordeste de Portugal" e do segundo a recordação da minha juventude dos seus vastos conhecimentos sobre Miranda, pauliteiros e cultura céltica que algumas vezes colhemos, eu e os meus irmãos, em várias ocasiões nos festivais onde os pauliteiros actuavam. Considero esta iniciativa de grande significado e congratulo-me sinceramente com ela.

Júlia Ribeiro disse...

Se o Daniel me permite, faço minhas as suas palavras.

Abraço
Júlia

eXTReMe Tracker