torredemoncorvoinblog@gmail.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jornada micológica em Torre de Moncorvo

Realiza-se no próximo dia 7 de Novembro (sábado), uma jornada micológica (de colecta e estudo de cogumelos), organizada pelo PARM, no âmbito das actividades do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. A actividade principia pelas 10;00h, com a concentração dos participantes no largo do Museu, de onde se seguirá a caminhada em direcção à serra do Roborêdo, pelo caminho da casa florestal (antigo caminho medieval que ia de Torre de Moncorvo para Mós, Freixo de Espada à Cinta, etc.). No terreno (pinhais à beira do caminho) será feita uma colecta selectiva de alguns cogumelos para se classificarem e analisarem na sessão que terá lugar da parte da tarde. A colecta a realizar deverá ser feita de acordo com o Código de Conduta do Apanhador de Cogumelos, que será distribuído aos participantes.
Da parte da tarde terá lugar uma palestra sobre o vasto mundo dos cogumelos, pelo Engº. Afonso Calheiros e Menezes (engenheiro florestal, técnico superior do PNDI e presidente da Direcção do PARM). Nesta sessão será feita a seriação e classificação das espécies recolhidas na acção de campo, com orientação do Engº. Afonso e recurso a bibliografia especializada.

Nota: Para melhor coordenação, os organizadores pedem a todos os interessados que se inscrevam até às 17;00horas do dia 6 de Novembro, através do nº. 279252724.
A inscrição é gratuita.
Ver mais: http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/11/ii-jornada-micologica-em-torre-de.html

7 comentários:

Anónimo disse...

Que actividade belíssima!Parabéns!
Quem me dera meter-me também por esse montes adentro à procura de cogumelos!... se aí estivesse, seria a primeira da lista.
Espero que haja muita adesão e que tudo corra pelo melhor! Será, com certeza, uma óptima maneira de trocar as voltas à melancolia do Outono e à nostalgia que os seus dias inspiram.

Abraço

Isabel

Anónimo disse...

Viva Isabel! Então contamos consigo, pelo menos em espírito. Imagine por aí que está cá com a gente a revolver a caruma à cata das sanchas, e no fim, com mais um pequeno esforço de imaginação, está a saborear um belo refogado das ditas, em pote de ferro, ou atão um saboroso arrozinho de sanchas! Matéria para um conto gastronómico, que tal?
abraço cá da serra,
N.

Anónimo disse...

Boa! E quase que podíamos pôr o Capuchinho Vermelho a trocar as voltas ao Lobo e a levar as sanchas à Avozinha, em vez das flores...

Obrigada N., vou pensar nisso!

Isabel

Anónimo disse...

A "colheita" das sanchas foi boa? Pensei que isso valesse um "post"... Não há fotos?

Isabel

Anónimo disse...

Viva Isabel!
O passeio foi óptimo, mas sanchas pouco mais de meia-dúzia foram avistadas (e recolhidas). Não tem chovido e por isso, isto está fraco de cogumelos. Mas recolhemos os bastantes para uma verdadeira lição (direi mais: um curso intensivo), pelo Engº Afonso Calheiros! - Ainda não houve vagar para postar as fotos e a reportagem, que será mais alargada no blogue do PARM, sem prejuízo de aqui deixarmos também um cheirinho. Amanhã, sem falta.
Ah, e também ainda não tive tempo de ler e postar a "novidade". Quando as solicitações são muitas, o fim de semana não rende, mas não está esquecido. Grande abraço, aí para a brumosa ilha,
N.
P.S. - gostei da ideia da nova versão do Capuchinho Vermelho - força nisso! n.

Anónimo disse...

Bem, o capuchinho vermelho esteve presente e o mais interressante é que o grupo conseguiu "transportá-lo" para uma "cena" à CSI, Ahhhh pois é meus caros! pois, não só identificámos cogumelos como também indentificámos rastos de javalis, como ouvimos um pouco da história da nossa terra.
Trouxemos muito mais do que apenas cogumelos...
Saudações Moncorvenses
Sónia

Anónimo disse...

Obrigado Sónia, pela participação e pelo comentário. Veja o "post" mais acima, com algumas fotos do evento. E há mais alguma coisa em: http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/11/ii-passeio-micologico-e-workshop-em.html

Apareça mais vezes!
abraço,
N.

eXTReMe Tracker