torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Novos professores, em ronda por detrás da Serra

Na passada semana, tendo em vista dar a conhecer a realidade paisagística, social, económica e patrimonial do concelho de Torre de Moncorvo, a direcção do Agrupamento Vertical de Escolas de Torre de Moncorvo promoveu uma visita guiada aos novos professores que aqui foram colocados.

O itinerário escolhido passou pelo ermitério de N. Senhora da Teixeira (Sequeiros), com passagem por Açoreira, Maçores, Felgueiras, culminando no Felgar, já do lado Norte da Serra, onde foi servida uma merenda tradicional no adro do santuário da Senhora do Amparo.
Aqui ficam algumas imagens desse trajecto:

Aspecto do altar-mor da capela do ermitério de Senhora da Teixeira, em mau estado de conservação e a reclamar obras de restauro urgentes.

Velha porta carcomida com cravelha, talvez um dos motivos mais fotografados na aldeia da Açoreira.

Visita à Açoreira, no largo defronte da capela da Stª. Bárbara


Visita a Felgueiras, próximo do lagar comunitário da cera, onde velhas casas ainda resistem ao avanço do cimento e do betão...


O velho cereeiro de Felgueiras, Sr. Acácio "Fachico" explica o processo de fabrico de velas, na sua oficina ancestral...


Ainda em Felgueiras - uma adega abandonada, com lagar e os pipos ainda no lugar (vazios, claro!... que pena...)
Fotos de N.Campos

2 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha de tão longe poder ver o Ti Fachicas (Srº Acácio)! Ainda este Verão tive o prazer de o cumprimentar. É, sem dúvida, das pessoas mais simpáticas e divertidas lá da Terra!
Saúdo o Presidente da Escola de Moncorvo por tão interessante iniciativa!Dou também os parabéns ao autor das fotografias, pela beleza e pelo apelo ao não esquecimento da cultura do povo.

Isabel

Wanda disse...

Olá!

Bela reportagem!

Gostaria de ver reportagem sobre a Lousa.Seu povo, seu cotidiano,sua paisagem e sua (nossa) gente.

Mesmo que não comente, tenho acompanhado diariamente o blog.

Abraço


Wanda

São Paulo-Brasil

eXTReMe Tracker