torredemoncorvoinblog@gmail.com

domingo, 29 de junho de 2008

Digressões


Aproveitando uma visita à Igreja durante esta semana, lembrei-me de subir aos sinos e tirar umas panorâmicas de Moncorvo, um pouco como fez o saudoso Eng. Monteiro de Barros na década de 50 do século passado. Depois de aqui chegarmos, compreendemos porque nos custa deixar para trás esta terra....




a MÃE Vilariça e a majestosa filha que a espreita...


o velho burgo a braços com a alteração da paisagem!


Este é o caminho para próximas digressões, se conseguir dominar
a vertigem de estar no tecto de Moncorvo!


(Texto e fotos a cor de RL. Fotos a p/b de Eng. Gabriel Monteiro de Barros)

3 comentários:

N. disse...

Gostei destas "aéreas" do alto da nossa torre! Sempre me fascinou o espectáculo do jogo dos telhados que do alto da torre da igreja se divisa. A geometria das empenas de duas ou quatro águas, a volumetria do casario, as ruas estreitas que definem um perfil singular desta vila. Também para mim, o melhor mirante da vila é a torre. Pena é que seja tão pouco acessível (o escadório é íngreme e exige fôlego) e, no topo, os excrementos das pombas, e a penugem das ditas, não sejam alvo de limpeza regular. Quanto aos prédios novos que teimam em cercar-nos os horizontes, esperemos que não quebrem (muito) esta linha de harmonias. É nosso entendimento que qualquer arquitecto, urbanista, ou paisagista, antes de fazer qualquer projecto ou intervenção nesta terra, fosse previamente convidado a subir à torre e estar aqui o tempo suficiente para entrar no "espírito do burgo". Apesar de tudo, não há ainda notas muito dissonantes, por isso, há que preservar esta sinfonia dentro da mesma linha melódica.
Faço uma proposta ao RL (a quem felicito pelo "post" e à malta do PARM: que tal um dia destes uma lição sobre a História de Torre de Moncorvo a partir da... Torre! - fica o repto).

N. disse...

Faltou ainda outra sugestão: que tal editar aqui a tal foto antiga do Engº Monteiro de Barros, dos anos 50, a partir deste mesmo local, para se poderem comparar e ver as diferenças?

PARM disse...

Alterações efectuadas!

eXTReMe Tracker