torredemoncorvoinblog@gmail.com

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Peixe do rio em calda


Aqui, neste caçoilo, fica a receita da srª Júlia, sempre que quiserem aventurar-se neste testemunho gastronómico que envolve um património humano, faunístico e botânico.
O peixe
Amanha-se o peixe (o que vier à rede), lava-se e corta-se aos bocados (o grande). Tempera-se com sal, alho e erva-peixeira. Depois frita-se em azeite quente. Estando frito, retira-se para um caçoilo de barro.
A calda
Ao azeite da fritura junta-se o alho, um ramo de salsa, louro, colorau doce, "guinda" ou malagueta, um pouco de vinagre, sal e um pouco de água. Deixa-se arrefecer esta calda, deita-se por cima dos peixe e, se não resistir, coma o petisco no próprio dia. Caso resista, pode deixar que que o molho vá macerando o peixe, fazendo com até as espinhas sejam apetitosas.
Atenção: não troco este pelo da Foz

11 comentários:

LOPES disse...

Do rio saio do rio me tiro, enquanto o rio for agredido pela retirada da areia das suas margens e do seu leito isso está a contribuir para a deterioração.
Vocês, resistentes peixes, que estão na época da reprodução, vocês foram muitos e demais para as àguas agora escassas águas do Sabor, onde a natureza convida. Vocês, experientes seres da natureza, vocês sabem que são crises anunciadas.
LOPES

angel disse...

Vasdoal,tu siempre donde mas duele.Otro abrazo Angel

N. disse...

Viva Vasdoal! Onde é que fica essa mítica Srª Júlia?? Só de olhar para esse pratinho, a gente fica logo em augado!...
Fica-se a gente cá com um apetite de fazer um "sermão aos peixes" (o Lopes até já deu o mote).
Bem, por falar nisso, então quando é que vamos à nossa peixada dos amigos do Blog??? Se não for na tia Júlia (presumo que não tenha tasca aberta), lá terá que ser na Foz. Posso sugerir uma data?? que tal dia 12 de Julho??
Aceitam-se propostas (e inscrições, para a marcação).

vasdoal disse...

Viva Nelson. Sugiro as datas de 12 ou 19 de Julho. Talvez seja mais oportuno para a mim a de 19, mas mais tarde te confirmarei. Quanto aos peixes, depois de ter ficado extasiado com a paisagem milenar do Sabor e de uma bebedeira de aromas, e tendo o privilégio de ser guiado pelo Sr. Engº Afonso Calheiro e Meneses, cheguei a casa com algum apetite e, para mal dos meus pecados, papei logo aqule que está a espreitar no caçoilo.

LOPES disse...

PARA MIM PODE SER NO DIA 19 JULHO À TARDE LOCAL A COMBINAR SE NÃO FOR PEIXE SEJA OUTRA COISA QUALQUER, ESPERO MAS LIGUEM-ME PARA O TELEMÓVEL CASO ASSIM QUEIRAM COMBINAR, PARA ESSA DATA POIS DIA 12 JULHO NÃO PODE SER.
OBRIGADO

N. disse...

Viva pessoal, então parece que 19 de Julho está a ganhar. Como diria o Angel, "a mi me da igual"! também pode ser a 19, mas é melhor colher mais opiniões, já que em democracia ganha a maioria. Falta ver a opinião do Aníbal, Rogério, Basaloco, Jorge Delfim... Votem!

Xo_oX disse...

Para mim e para o sósia AGoncalves, dia 19, parece ser uma boa opção. Dia 12 talvez tenhamos uma caminhada pela Linha do Tua.

rogerio rodrigues disse...

19 de julho está bem. rogerio

N. disse...

Bem, então parece que ganha o 19 de Julho! Parece-me boa data para o 1º Encontro dos Bloggers de À Descoberta de Torre de Moncorvo: foi o dia em que Neil Armstrong foi o primeiro ser humano a pôr os pés na Lua, há 39 anos. Modéstias à parte, esperemos poder dizer que este foi um pequeno passo para um grupo de amigos, mas um grande passo para Torre de Moncorvo - e não só, pois a "marca" À Descoberta de... tinha já os seus antecedentes, com o A.Gonçalves, como sabemos.
Proponho ainda que não só os colaboradores directos do blog, mas os seus leitores mais assíduos e outros amigos (moncorvenses ou não) se possam associar. E, para "internacionalizar" a coisa, é também indispensável a presença do nosso representante em Salamanca, Angel Garcia - ya te puedes fartar de peces, hombre!
Para fazermos as marcações com a devida antecedência, agradecemos que nos comuniquem a vossa presença, para o telef. do PARM.
Abraço a todos,
Nelsn

angel disse...

Este es el carácter ibérico,no nos ponemos de acuerdo ni para fijar el horario nacional,pero para ajustar fecha para comer somos uno,(por algo se empieza),y eso que de pinga no hemos dicho nada.
Yo marcho una semana al sur(semana de vacaciones de la Juana),pero no me lo perdería por nada del mundo.
Si hay que llevar algo mas que no sea hambre;nada mas tenéis que decirlo.
Un abrazo. Angel

N. disse...

Tienes razón, Angel! Y no es preciso nada: trale solamente los dientes (ah, y Juana).
P.S- bueno, si lo quieras, solamente para se probar, una botella de tus cosechas. Gracias!
Abrazo,
N.

eXTReMe Tracker