torredemoncorvoinblog@gmail.com

domingo, 1 de junho de 2008

Vigiando o vale

No Dia da Criança, tentei tirar os meus dois rebentos da frente dos ecrãs que os (nos) escravizam. O passeio foi longo, mas um dos momentos mais entusiasmantes foi quando fizemos uma incursão, monte a dentro, junto a Cabeça de Mouro. A paisagem que se avistava era magnifica e não resisti a tentar captar toda a imensidão numa só fotografia. A tarefa foi árdua, eis o resultado.

3 comentários:

vasdoal disse...

Excelente panorâmica. Acredito que tenha sido uma tarefa árdua tirar essa foto e tirar os miúdos do ecrã, mas de certeza que compensou o esforço. Parabéns.

Anónimo disse...

Extraordinária!!! A imensidão foi aí, realmente, captada! Desde a megalítica fragada da Cabeça Boa/Cabeça Boa, com as suas crásticas aldeias vigiando o Grande Vale... ao longe, da outra banda, lôbregos e sombrios montes onde só os olhos sabedores conhecem ser a depressão do Sabor, e reconhecem o pico de ferro da Mua e a vasta montanha do Roborêdo, gigante adormecido que afaga no seu regaço a vila branca da Torre... Sombreando o quadro, pinceladas de sombra projectadas pelas manchas etéreas, brancas e cinza, pairando no azul dos céus.
- Que os jovens "rebentos" saibam apreciar esta oferta do pai, que hoje com eles assinou o quadro, fazendo-os personagens desta dupla obra-prima: do Divino Artista, e do Olho Mágico que tão bem a captou. Seguramente nunhum televisor lhes mostraria um écran tão grande e a três dimensões!
As minhas felicitações.

Anónimo disse...

Errata: no comentário anterior queria dizer: "Cabeça Boa/Cabeça de Mouro" - estranhos topónimos que remetem para lendas em que um cristão terá cortado a cabeça a um mouro, depois de uma aposta sobre quem faria uma igreja e uma mesquita mais perfeita... A igreja parece que era a de Ansiães; a "mesquita" era no Baldoeiro, onde, na realidade, existiu uma outra igreja, também românica, a qual foi escavada por investigadores do PARM (Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo), nos anos 80 do séc. XX. PARA SABER MAIS: visitar o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker