torredemoncorvoinblog@gmail.com

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Igreja de Torre de Moncorvo

Forografia do interior da Igreja de Torre de Moncorvo.

8 comentários:

nelsn disse...

Excelente!!! A típica "hallenkirch" (ou igreja-salão) do séc. XVI: naves todas da mesma altura, de que resulta uma perfeita caixa de ressonância, fundamental para se ouvirem bem os pregadores que debitavam os seus sermões do alto dos púlpitos que se vêm encostados às colunas do fundo. Era ainda fundamental para amplificar os cânticos e a música celestial que emanava do órgão localizado no coro alto.
Torre de Moncorvo merece bem uma visita, que mais não seja, só por este impressionante templo, "monstro de pedra desafiando os séculos", no dizer do escritor Campos Monteiro.

Anónimo disse...

Para saber mais sobre esta igreja, consultar o livro de Eugénio Cavalheiro e Nelson Rebanda, intitulado: "A igreja matriz de Torre de Moncorvo" editado em 1998.

rosita disse...

Eu já tenho o livro, falta-me o autógrafo...

vasdoal disse...

Excelente fotografia do local onde "dei o nó".

n. disse...

para a Rosita: os autores terão muito gosto em autografar-lhe o livro; pode deixá-lo no Museu do Ferro, que nós encarregamos de convocar os autores para uma sessão de autógrafos exclusiva.

angel disse...

Hola Henrique,para que veas que os seguimos desde los trasosmontes de allá del Duero.
Los que mantienen el blogger, muy bien.
Hermosa iglesia y hermoso lo que allí se bendice....el vino.
Un abrazo a todos.Angel,el inútil que no consigue hablar en portugues.

Nelson disse...

Angel Amigo, que tal?
Muchas gratias por seguirnos desde tierras de Salamanca. Nuestra iglesia es grande y bella, pero no tanto como vuestra catedral. Encuanto a lo que ahí se bendice estamos de acordo, sobretodo en compañía de lo que se puede veer en la postagen posterior (las buenas cosas de comer, de mí amigo Vasdoal). Te esperamos breve!
Y no hay problema con tu "inutilidad" en hablar portugues, pues eso lo compensas bien con tu amor a nuestras tierras.
Saludos para tierras de Castilla!

P.S.- tenemos referencia de um mestre vidracero (de vidros) de Salamanca que ha reparado los vitrales de nuestra iglesia en el siglo XVIII.

rosita disse...

para n. obrigada pela simpatia irei com gosto e levarei o livro só não sei quando, talvez aproveite o tempo de ferias.
Deixo aqui os meus parabens a todas as pessoas que participam neste blog eu ja conhecia moncorvo mas cada vez tenho mais vontade de ir para ai ver tudo isso,sentir tudo isso...continuem.

eXTReMe Tracker