torredemoncorvoinblog@gmail.com

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ainda Borges


Ainda a propósito de Jorge Luís Borges, envio esta foto (haverá mais?) da “embaixada” moncorvense a Lisboa em 1984, aquando da entrega do titulo de Cidadão Honorário da nossa terra ao “padre literario de la literatura hispanoamericana del siglo XX”.
Leonel Brito

4 comentários:

Farinha disse...

Belo trabalho de pesquisa de dois ausentes das terras de Moncorvo, penso que ambos serão naturais daqui; se estiver enganado alguém que me corriga, obrigado senhor Leonel e Lopes, ambos começados por [L], caso o não sejam belo trabalho que nos dão a conhecer, espero que continuem a descobrir novos maestros das terras do reboredo.
Obrigado

N. disse...

Caro Leonel,
Sempre oportuno com esse Arquivão mágico de onde nos saem documentos como este!
Fazendo lembrar os Síndicos de Rembrandt, ou antes, a Lição de Anatomia do Dr. Tulp, os representantes cá do burgo parecem beber as palavras do então recém-descoberto descendente de gente nossa (ou seria um esforço de audição para compreenderem o castelhano trauteado de Borges?) - Penso que já faleceram todos, inclusive o Presidente da Câmara demissionário, à época, Engº Rui Marrana. Para além da representação, poder-se-ia conjecturar que a "embaixada" também teria o seu quê de legitimação face a uma situação de política local algo complexa que levara à demissão do Presidente. Creio que havia então a dúvida sobre quem deveria ser o presidente substituto: ou o 2º de uma lista conjunta, ou o 2º do partido do presidente. Quem vemos na fotografia, da esquerda para a direita, além de Jorge Luís Borges, é o representante da Câmara, sr . inspector Costa, o presidente da Assembleia Municipal, dr. Joaquim Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, sr. Frederico Mesquita. Será uma imagem simplesmente anódina ou (também) um reflexo de uma conjuntura local? (em qualquer caso, histórica).

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
N. disse...

Parafraseando o nosso amigo Lopes, os comentários anónimos e sem sentido, ostensivos, ofensivos e sem interesse, devem ser ignorados. - Contudo sempre direi que a foto postada é História, não é notícia, e o "mexerico" são factos que podem reforçar outros factos, como terá sido o caso da embaixada de Moncorvo a JLB (que ninguém contesta). Se o sr. anónimo não se interessa por estas coisas ou acha que o blog é "uma chachada", como escreveu, pura e simplesmente ignore o que aqui está. Esta Moncorvo não é, decididamente a sua Moncorvo!... (todas as opiniões são livres, mas com fundamento, educação e respeito pelas ideias dos outros - que não é o seu caso!)

eXTReMe Tracker