torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Amêndoa

Torre de Moncorvo é a uma das regiões do nordeste transmontano, onde se pode encontrar alguns hectares de amendoeiras, trazendo na altura da amendoeira em flor uma grande afluência de visitantes a esta região, que ficam maravilhados com os mantos brancos que as amendoeiras nos proporcionam. Também são famosas as amêndoas doces, de Torre de Moncorvo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sob esta capa de veludo verde, está a formar-se a amêndoa propriamente dita; esta é a fase em que o "amendruco" já está duro para se rilar, coisa que se fazia logo no início, ainda tenro, nas nossas igualmente tenras idades... Ao "amendruco" (regionalismo de Torre de Moncorvo e da banda de cá do Douro, para designar a amêndoa em formação), chamam os de Foz Côa a "terrinca". Talvez porque ser a fase em que o fruto ainda se podia trincar ("terrincar", ou "rilar").
Em Setembro, quando a amêndoa estiver madura, essa casca exterior (chamado "capote" ou "cascão") vai-se desprendendo da parte lenhosa, e é quando ocorre a apanha destes "frutos secos". Ficamos a aguardar as fotos dessa fase, com a mesma qualidade da que aqui se vê. Parabéns pela opção.

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker