torredemoncorvoinblog@gmail.com

domingo, 1 de junho de 2008

Flora de Brincadeiras

Os botões da tasneirinha ( Senecio vulgaris L.), com as suas cores verde e amarela, prestavam-se para fazer espargos com ovos. ( Torre de Moncorvo).

Esta pequena flor de Jasione Montana representava um queijinho nas brincadeiras e passatempos infantis, sobre culinária ( Torre de Moncorvo / Freixo de Espada à Cinta).

Fotografia registada em Sequeiros - Torre de Moncorvo.


A canafrecha (Tapsia Villosa) era utilizada na construção de brinquedos, tal como o arado que a foto anterior representa ( contruído por António Dias, octogenário).

Fotografias registadas em Sequeiros - Torre de Moncorvo, em 14 de Janeiro de 2006.

3 comentários:

AG disse...

Gostei do arado feito de canafrecha. Ainda vou tentar fazer um semelhante...

Anónimo disse...

oh Vasdoal, foi com um arado desses que puseram os outros a lavrar, não? eheheh

Anónimo disse...

Desta planta, a canafrecha, retirou o escritor Campos Monteiro a sua inspiração para a alcunha do personagem "Canafrecha" que aparece na primeira novela de "Ares da Minha Serra", de que falou o Rogério num dos "posts" anteriores - ver lá atrás.
Atrás do antigo ginásio da Corredoura, na encosta para o vale da Quinta da Nória, na vila de Moncorvo, existe o topónimo Canafichal ou Canafrechal, que só os velhos do S. Paulo e da Corredoura conhecem. Aqui fica o registo antes que se apague da memória, apesar de lá se verem, ainda hoje, imensas plantas destas, viçosas nesta fase do ano.

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker