torredemoncorvoinblog@gmail.com

domingo, 3 de janeiro de 2010

Felgueiras

"Subir a serra e caminhar para o mar! E eram altos os montes que rodeavam aquela aldeia de pedra, difíceis os caminhos que trepavam rumo ao mundo. Sair era sempre desejado, como se fora proibida a liberdade, a fuga àqueles paredões. O vento não corria nas encostas e o ar ia pesando nos ombros dos que olhavam o tempo, a voltar sempre ao que fora.

"Subir o monte e ir ver um oceano, um barco, uma partida. Sonhar com o que havia depois, com o que ficava nas mãos.

Um cajado forte e subirei o monte que me cerca, que me isola".

- Estas são palavras de Jacinto de Magalhães (in Trás-os-Montes, 1985), que bem poderiam ter sido escritas por Armando Martins Janeira ou Isabel Mateus...

À Diáspora moncorvense.

2 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Tanta coisa que gostaria de comentar, mas tenho de ler tudo o que se escreveu na minha ausência.
Estes blogueiros têm trabalhado a sério.

Abraços
Júlia

Anónimo disse...

Sinto o mesmo! Quase uma semana sem visitar devidamente o blogue e agora estou "perdida" com tanta informação.
Em relação à diáspora, obrigada por mim e pelo meu conterrâneo!

P.S. Ando ocupadíssima a "engendrar" uma viagem a França (Nancy) por causa da diáspora transmontana. Espero que no final de Fevereiro postar "postar" um texto acerca do assunto. Penso que irá ao encontro de um tema muito apreciado pelo N. e pelos demais blogueiros.

Isabel

eXTReMe Tracker