torredemoncorvoinblog@gmail.com

domingo, 10 de janeiro de 2010

Moncorvo é notícia: capturado casal de "etarras"

Foi hoje notícia de abertura de telejornais: um casal de alegados membros da organização separatista basca ETA entrou em Portugal pela fronteira de Bemposta e, tendo passado por Mogadouro, viriam a ser capturados pela GNR de Moncorvo, depois de comunicações com a Guardia Civil espanhola. O caso deu-se pela hora de jantar do dia de ontem, e, segundo alguns testemunhos locais, chegou a haver troca de tiros. Houve que dissesse que o "etarra" trazia uma metralhadora, o que afinal não era verdade (os boatos, nestas circunstâncias, propagam-se logo!)
Falou-se numa viatura com explosivos que teria sido abandonada ainda em território espanhol, após o que os operacionais da ETA teriam fugido, um deles numa viatura da própria Guardia Civil espanhola (a fazer fé num dos relatos), e a mulher noutra viatura ligeira com matrícula francesa, que viria a ser detida no Pocinho.
Segundo os noticiários dos principais canais de rádio e TV portugueses, o casal detido foi encaminhado para Lisboa, onde será interrogado e, naturalmente extraditado para Espanha.
Para saber mais: http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=7&t=ETA-queria-criar-uma-infraestrutura-em-Portugal-desde-2007-explica-imprensa-espanhola.rtp&article=309449
(e ver na coluna do lado direito a secção: "Notícias sobre Torre de Moncorvo no Google")

Este caso faz-nos lembrar a detenção, também em Moncorvo, em 1968, dos membros da LUAR, que se dirigiam para o assalto ao quartel de Castelo Branco, liderados pelo célecre operacional Palma Inácio. Depois de uma fuga para a zona da "fragada" dos Estevais/Cardanha a GNR local (e dos concelhos vizinhos), empreenderam uma verdadeira "caça ao homem", tendo capturado os chamados "terroristas", os quais foram entregues à polícia política (PIDE), que os encaminhou para Lisboa. Palma Inácio faleceu em Julho do ano passado, tendo sido lembrado aqui no blogue pelo colaborador Rogério Rodrigues - ver: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/07/morreu-palma-inacio.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Ayer el nombre de Torre de Moncorvo aparecía en todos los noticiarios españoles.Buena oportunidad para hacer publicidad.
Cuando aparedca algún periodista a informar de la noticia contestar con amabilidad, y de paso decir que en Torre de Moncorvo hay buen vino, buen aceite,buenos pasteis de amendoas,y bla.bla.bla. Un abrazo.Angel

Anónimo disse...

Nunca a minha vizinha (D. Maria ) da padaria "Oficina do Pão) se vai esquecer que, logo de manhã, venderia os pães quentinhos e outros bens alimentares para dar de comer aos Etarras!

E Esta?

Anónimo disse...

O anónimo que escreveu antes, no final deve ter-se enganado. Em vez de "E Esta?", devia querer perguntar: "E Eta?", carago!! :)

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker