torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Novos livros de autores da nossa terra, apresentados no 25 de Abril

Embora com alguns dias de atraso, aqui fica o registo sobre o lançamento de novos livros, em Torre de Moncorvo, na Biblioteca Municipal e no Centro de Memória, no dia 25 de Abril.

O primeiro é um duplo-livro, visto que metade é de autoria do Sr. António da Conceição Bento (ti Bento Morgado, do Felgar), e, outra metade, do Sr. Joaquim Martins (conhecido por tio Joaquim dos Chibos, numa alusão à quinta onde nasceu e viveu, perto de Torre de Moncorvo).

Os dois livros (dois em um) são apresentados em edição invertida, reunindo um apreciável acervo de poesia popular destes nossos conterrâneos de provecta idade, onde desfiam as suas experiências de vida (selecção e organização da Biblioteca Municipal, edição do município de Torre de Moncorvo). - Brevemente aqui "postaremos" alguns dos seus versos, aconselhando, entretanto, os nossos leitores a procurarem o(s) livro(s) na Biblioteca Municipal ou no Posto de Turismo.

Outra obra que foi objecto de apresentação, no dia 25 de Abril, foi "Fantasmas de uma revolução", de António Sá Gué, com a chancela da Papiro Editora. De certa maneira esta obra (que ainda não lemos porque não pudemos estar presentes ao lançamento e, entretanto, esgotou-se cá pelo burgo), vem na continuidade das "Duas Faces da Moeda", do mesmo autor. Enquanto nas "Duas faces" (Papiro Ed., 2007), se versa a realidade rural dos anos 60, a emigração e a guerra colonial, neste último romance é a realidade do pós-25 de Abril que transparece (a liberdade, o Prec, descolonização e o que nos conduziu à actualidade). Vamos ter de ler, até porque o Sá Gué é um visitante e parceiro aqui do nosso blogue (ver: http://antoniosague.blogspot.com/)


Momento da apresentação do livro de A. Sá Gué, na Biblioteca Municipal - o Sr. Presidente da Câmara no uso da palavra.

5 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

É muito bom ver que na nossa terra há quem tenha a vontade e a garra de não deixar cair no esquecimento as suas memórias que, frequentemente, são também a nossa memória colectiva.
Parabéns a todos.
Abraços
Júlia Ribeiro, isto é, Júlia Biló!

Amigo Sá Gué: Já fui ao seu blog, comentei "Inquietação", mas acho que não consegui deixar registado o comentário.
Deixo-lhe aqui um grande abraço e espero no dia 6 de Junho conseguir adquirir os seus livros em Moncorvo.
Júlia

Anónimo disse...

Fico a aguardar com muito interesse a divulgação que aqui merecem os textos e versos do tio Bento Morgado e do tio Joaquim dos Chibos . Lá por não serem eruditos não significa que não sejam genuínos e que não mereçam ser conhecidos.Aliás tenho a certeza que muito aprenderemos com eles.
Abraços
Daniel

António Sá Gué disse...

Amiga Júlia Ribeiro,

Obrigado pela mensagem.
De facto não ficou nenhum comentário, tente novamente. Ainda não percebi o porquê do dia 6 de Junho, é feira do livro?

Abraço.

Júlia Ribeiro disse...

Olá, Sá Gué: Peço desculpa por não ter informado antes. Dia 6 de Junho (Sábado) : encontro e almoço dos antigos alunos e amigos do ex-Colégio Campos Monteiro.

Um abraço
Júlia

António Sá Gué disse...

Ah!...mas eu não fui aluno do Campos Monteiro. Brevemente vão ser colocados no posto de turismo.

Obrigado.

eXTReMe Tracker