torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Papoilas

As papoilas representam bem a estação do ano em que nos encontramos, a Primavera.
Chegam-se mesmo a encontrar campos enormes cobertos de um manto vermelho, que as papoilas nos proporcionam.
A papoila, ou papoula, é uma flor da família das Papaveraceae, abundante no Hemisfério Norte, cultivada para ornamento, ópio ou comida.

Nós por cá, maravilhamo-nos com as lindas papoilas que embelezam de vermelho os nossos campos, ou mesmo a borda das estradas, como estas das fotografias, bem perto da Foz do Sabor.

6 comentários:

Anónimo disse...

Papoilas

A natureza é bela,
As Flores florescem,
A sociedade dá cabo dela,
Os Homens quase anoitecem!

Parabéns pelas Papoilas!

J. Rodrigues Dias

Júlia Ribeiro disse...

Olá, Jorge Delfim:

As papoilas são as minhas flores preferidas. Talvez porque são lindíssimas no seu ambiente. Só aí conseguem manter a sua seiva correndo, a sua cor que é simultaneamente um grito de alegria e um grito de vida (ainda que bem efémera. Se colhidas, murcham de imediato).
Aliás, é a flor que escolhi para o "meu perfil" .

Pelas fotografias, obrigada.
Júlia

Anónimo disse...

Estes campos de papoilas fazem-me lembrar sempre aquele célebre quadro de Claude Monet, "papoules à Argenteuil"... Só falta a senhora da sombrinha com o crianço ao lado. Um toque de impressionismo da nossa Vilariça, pela objectiva do J. Delfim.
Parabéns! N.

Anónimo disse...

Aditamento: é aproveitar a fotografar enquanto é tempo essa encosta (presumo que é a do cabeço da Derruída); tarda nada passará aí o novo troço do IP-2 já anunciado, o que vai directamente ao Bico da Ribeira, onde passará o Sabor, pois a actual ponte de pedra vai ficar submersa pela barragem de jusante do gigantesco complexo hidroeléctrico do Sabor...

Wanda disse...

Olá!
Belas fotos , Jorge!
É lindo de se ver um campo de papoilas

Um pouquinho de lenda !



A papoula(é como se chama no Brasil) é a planta oriental que contém o ópio, usado há séculos. Foram encontradas nos túmulos dos egípcios há três mil anos atrás.

De acordo com uma lenda grega, a papoula foi criada por Somnus, deus do sono, para ajudar Ceres, a deusa do milho, que completamente esgotada pela busca de sua filha perdida, não conseguia mais fazer o milho crescer. As sementes da papoula ajudaram-na a dormir e após o descanso, o milho cresceu outra vez. Os gêmeos Hypnos e Thanatos (sono e morte) foram representados coroados com papoulas ou as carregando nas mãos. Por certo, os gregos já tinham o conhecimento que o sono induzido pelo ópio pode causar a morte.

Eu conheço receitas que levam sementes de papoila e nenhuma delas faz mal.

Abraço
Wanda
São Paulo, 14 de maio de 2009

Anónimo disse...

o Basaloco publicou o ano passado a uma foto de uma PAPOILA AMARELA.
Já viram alguma??

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker