torredemoncorvoinblog@gmail.com

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Felgar - Silhades e o Sabor

Vai encorpado o Sabor. Galgou as margens e Silhades ficou mais perto. Coisas de velhos amigos que não podem estar um sem o outro. Farão uma passagem de ano juntos, como sempre fizeram.

Para memória futura.




Entretanto no tanque do Valdusso ( habitualmente seco no Verão)a água corre livre e abundante.

Sinal de ano bom no que toca a chuva, dizem os que já viram muitos Invernos.

4 comentários:

Anónimo disse...

O milagre da internet - quiçá o único - é podermos ver e ouvir brotar do écran essa magnífica fonte do Valdusso como se de repente jorrasse de dentro das nossas emoções e das nossas memórias. Obrigado ao A. Manuel por este momento.
Daniel

Anónimo disse...

Vendo jorrar deste modo esta fonte, não pude deixar de pensar no poema "Regresso", de Miguel Torga:
“Regresso às fragas onde me roubaram / Ah! Minha terra, minha dura infância / Como os rijos carvalhos me acenaram / Mal eu sorri cansado na distância / CANTAVA CADA FONTE À SUA PORTA: / O Poeta voltou! / Atrás ia ficando a terra morta / Dos versos que o desterro esfarelou / Depois o céu abriu-se num sorriso / E eu deitei-me no colo dos penedos / A contar aventuras e segredos / Aos deuses do meu velho paraíso”.
Nesta hora em que, para muitos, não é de regresso, mas sim de partida, desejamos-lhes uma boa viagem e... até breve!
N.

Anónimo disse...

Além da importante função de matar a sede a quem por aí passasse, o tanque do Valdusso - tal com está está nesta linda imagem : o caudal a sair para fora da 1ª pia - igualmente avisava e era sinal seguro para os felgarenses que a barca de Silhdes não dava passagem para a outra margem , pelo que, escusavam de descerem para baixo até ao porto de Silhades por o rio ir a monte.
Tal sinal não foi infelizmente " lido " em 26 de Janeiro de 1917 e o resultado foi a tragédia de Silhades, que resultou no afogamento de 11 pessoas - 5 do felgar e 6 de Moncorvo - que ousaram desafiar o rio aí nesse local que o filme mostra.
Linda literatura de cordel se escreveu então para se recordar esta tragédia...

Com votos de bom ano de 2010 para todos os blogueiros e demais visitantes.

Denso !

Júlia Ribeiro disse...

Lindo! Gostei do que vi e ouvi .
Há uns anos tal coisa seria impensável.
També gostei do que li e , pelo meu lado, retribuo os votos de um bom 2010.

Júlia

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker