No seguimento do "post" sobre a "Códiga do Larinho" recebemos algumas fotografias gentilmente enviadas pelo nosso Amigo Dr. Armando Gonçalves, larinhato de gema, ilustrando a vindima deste ano. Aqui fica o registo, com os nossos agradecimentos:O trato da vinha, outrora muito trabalhoso já que tinha que se fazer a "escava" e a "redra", tudo a força de braço, com sachos ou "ganchas", é agora facilitado com recurso ao tractores. Aqui vemos o Sr. Manuel Gonçalves lavrando a sua vinha, nos arredores do Larinho. Em terras de sairinho.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Vindima no Larinho
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Bicentenário do Nascimento do Visconde de Vila Maior
O Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo em parceria com a Câmara Municipal assinalou hoje o 2º centenário do nascimento do Visconde de Vila Maior – Júlio Máximo de Oliveira Pimentel.
O local escolhido foi a escola que o adoptou como patrono e que tomou o nome de Escola Visconde de Vila Maior. As comemorações iniciaram-se às 9h30 com a abertura de um Concurso Literário sobre a vida e obra do Visconde, que estará aberto até 15 de Outubro.
Por volta das dez horas, depois de uma breve alocução proferida pelo Director do Agrupamento,dr. Alberto Areosa, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo apresentou, nas pessoas da drª Helena Pontes e drª Mª João Moita algumas passagens da vida e obra do Visconde.
Em seguida o grupo de Teatro Alma de Ferro dramatizou uma entrevista imaginária com o Visconde.
A finalizar, o Vereador António Olímpio Moreira, responsável pelo pelouro da educação e o Director do Agrupamento descerraram junto ao busto do Visconde uma placa comemorativa da data.
Ainda o Visconde de Vila Maior
Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2º Visconde de Vila Maior
(1809-1884)
Nasceu em Torre de Moncorvo em 5 de Outubro de 1809 (segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, ed. anos 50 do séc. XX). Alguns autores dizem ter sido em 11 de Outubro de 1809 (Dicionário Bibliográphico Portuguez, 1860; revista Ocidente, 1884; etc.). Filho de Luís Cláudio de Oliveira Pimentel (a quem Júlio Máximo pretendeu que fosse atribuído o título de 1º. Visconde de Vila Maior) e de D. Angélica Teresa de Sousa Pimentel Machado; neto paterno de João Carlos de Oliveira Pimentel (capitão-mor de Torre de Moncorvo, cavaleiro da Ordem de Cristo, donatário das barcas do Douro e administrador-geral dos tabacos e sabões) e de sua mulher, D. Violante Engrácia da Silva.
Estudos: estudos preparatórios no Colégio da Lapa, no Porto; ingressou na Universidade de Coimbra, em 1826, no intuito de cursar leis, acabando no entanto, por se matricular em Matemática, onde obteve o grau de bacharel, em 1837.
Vida Política: Liberal convicto, foi como tal um dos bravos do Batalhão Académico. Finalizada a Guerra Civil em 1834, regressou a Coimbra, acabando por se alistar novamente no Exército, na conjuntura da Revolta dos Marechais. Desempenhou, mais tarde, as funções de vereador da câmara de Lisboa, ocupando a presidência no biénio de 1858-1860. Deputado às Cortes em várias legislaturas. Par do Reino.
Vida Académica: Leccionou Química, desde 1838, na Escola Politécnica de Lisboa, tendo-se dirigido a Paris, a fim de cursar essa ciência. Regressou a Portugal anos depois, e conseguiu no Instituto Industrial, o lugar de professor de Química, onde se dedica ao estudo das águas minerais (Gerês, Caldas da Rainha, etc.) e redige o primeiro tratado químico, em português. Em 1857, ocupa o cargo de director do Instituto Agrícola, sendo posteriormente designado pelo bispo de Viseu para a reitoria da Universidade de Coimbra, cargo que ocupou até à sua morte. Aí, desenvolveu actividades de grande interesse, como p. exemplo as comemorações do centenário da Reforma Pombalina; elaborou uma notícia histórica-descritiva da Universidade, apresentada na Exposição de 1878, de Paris (tendo já sido o Comissário Geral da delegação Portuguesa, na Exposição de 1858); criou uma escola ampeleográfica (vitivinícola). Foi-lhe também cometida, em 1883, a elaboração de um plano de reestruturação do Ensino Superior, pelo que teve de visitar várias escolas superiores, em França, Itália, Inglaterra e Espanha, não obstante a sua já adiantada idade, a que a morte viria a pôr termo, um ano depois, quando trabalhava no relatório dos resultados da viagem.

Obras principais: Lições de Química Geral (1850); Memória e estudo químico da água mineral de S. João do Deserto, em Aljustrel (1852); Elogio histórico do sócio efectivo Luiz da Silva Mousinho d’Albuquerque: recitado na sessão pública da Academia Real das Ciências… (1856); Relatório sobre a Exposição Universal de Paris: Artes Químicas (1857); Preliminares de Ampelografia e Enologia do País Vinhateiro do Douro (1865); Tratado de Vinificação para Vinhos Genuínos (1868); Relatório sobre a classe LXXIII da Exposição Internacional de 1867 (1868); Discurso pronunciado pelo Reitor da Universidade de Coimbra … por ocasião da festa comemorativa da reforma da mesma universidade em 1772 (1872); Manual de Viticultura Prática (1875); O Douro Ilustrado (1876); Exposição sucinta da organização actual da Universidade de Coimbra… (1877); Memorial Biográfico de um militar ilustre, o General Claudino Pimentel (1884). Foi também colaborador das seguintes revistas: Revista Contemporânea de Portugal e Brasil; Revista Universal Lisbonense; Memórias da Academia; Actas das Sessões da Academia Real das Ciências de Lisboa; Anais das Ciências e Letras; Arquivo Universal; Arquivo Rural, Comptes Rendus de l’Academie des Sciences, entre outras.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
2º Centenário do Nascimento de Visconde de Vila Maior
Comemora-se hoje, para além do 99º Aniversário da Implantação da República e o 886º Aniversário do Tratado de Zamora, o 2º Centenário do nascimento do moncorvenese Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, Visconde de Vila Maior e um dos maiores vultos da cultura, do ensino e da ciência portuguesa no séc. XIX.
sábado, 3 de outubro de 2009
IV Mostra de Vinhos, Amêndoa e Stocks
Foi ontem (dia 2 de Outubro) inaugurada a IV mostra de Vinhos, Amêndoa e Stocks de Torre de Moncorvo, a qual ficará patente até final de Domingo no pavilhão Gimnodesportivo do Largo da Corredoura.

Fotos: N.Campos
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Oficina Vinária/Museu do Vinho da Qtª. das Aveleiras

A "Oficina Vinária" é assim denominada porque essa era a designação que, no séc. XIX, se dava aos locais onde se fabricava o vinho em maior escala, tirando partido do declive do terreno. Assim, na parte superior localizavam-se os lagares onde se pisavam as uvas, enquanto num espaço situado em cota inferior ficava a Adega, onde estavam os tonéis (ou os grandes balseiros, mais para a zona da Régua, a capital do país vinhateiro). Não raro o mosto corria do piso superior (Lagar) para o inferior (Adega) através de um canal, ou caleira, ao longo da parede, escorrendo depois para os tonéis através de umas bicas. Isto mesmo se pode apreciar ainda no interior de um restaurante em Moncorvo, ao lado do núcleo museológico da Oficina Vinária, que, em rigor, se deveria chamar Adega.
Esmagador mecânico (em 1º plano) e manequins representando pisadores tradicionais (foto Miguel P. Félix)
Assim descreve estes espaços o nosso ilustre conterrâneo Visconde de Vila Maior (cujo duplo centenário se completa dentro de poucos dias): "A maior parte das officinas vinarias do Douro - lagares e adegas - acham-se edificadas sobre os terrenos inclinados das encostas (...). Formam ordinariamente estas officinas um unico edifício rectangular dividido em duas grandes casas contiguas, mas occupando os seus pavimentos niveis differentes (...). A casa que occupa o plano inferior é a adega, e a do nivel superior contém os lagares" (in O Douro Illustrado, 1876).
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Códiga do Larinho
Parece terem terminado as vindimas e o môsto vai fervilhando pelas adegas das nossas terras durienses. Como toda a gente por aqui sabe, ele há muitas e variadas castas de uvas, sendo as mais conhecidas, no Douro, no grupo das Tintas, a tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Francisca, o Tinto Cão, as Tourigas (franca e nacional), o Mourisco Tinto, etc; no grupo das Brancas: o Donzelinho Branco, Esgana-Cão, Malvazia fina, Rabigato, a Códiga, etc. - muitas das designações variam de região para região, mesmo de um concelho para outro, ou de uma freguesia para outra.
Estas castas são transversais a muitos dos concelhos do Douro, sendo difícil determinar a sua origem, pois estão aqui enraizadas algumas delas desde há séculos.
Todavia, há uma que, dada a sua especificidade, foi identificada com uma freguesia do concelho de Torre de Moncorvo: a códiga do Larinho (ver foto acima). Segundo alguns especialistas, será uma sub-casta, ou variedade da casta Códiga. O certo é que é a única que é específica do nosso concelho, embora naturalmente se possa ter já disseminado por outras terras do Douro.
Em tempo de vindimas aqui fica este apontamento (no seguimento do dos "arrotchos"), dedicado aos meus amigos Larinhatos, para que sintam ainda um bocadinho mais de orgulho na sua terra!
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Arrocho
Dois exemplares de "arrotcho".
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Uma nota de etnografia
Enquanto me encontrava a arquivar uns papéis em casa, reencontrei este artigo que me parece oportuno partilhar convosco. O seu autor é o eminente investigador, etnógrafo, historiador e arqueólogo Vergílio Correia, tendo sido publicado em 1937, numa colectânea de artigos de sua autoria denominada "Etnografia Artística Portuguesa", em Barcelos. É particularmente conhecido pelo seu trabalho desenvolvido na mais conhecida estação arqueológica do período romano em Portugal, Conímbriga. A grafia do texto é a original salvo o uso dos tremas que não consegui colocar.
Para Dra. Casimira Machado Leonardo, que do alto dos seus mais de 90 anos, muito me continua a ensinar sobre a históra, costumes e tradições da sua terra mater, o Larinho.
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"Arrôchos" de Larinho e Felgar (Moncorvo)
"Larinho e Felgar são duas boas aldeias do concelho de Moncorvo, cuja visita a nova, inacabada, linha ferroviária do Pocinho a Miranda já tornou fácil e, relativamente rápida.
E interessante, embora um tanto enigmática, a paisagem desta região de terras esbranquiçadas, onde os vales, largamente desdobrados, entestam com cabeços escuros e pedregosos, salpicados de arvoredo miúdo. Região de centeios e trigos onde raro se alteia uma bandeira verde ou amarelecida de milhão, aqui, peor que no Alentejo - onde os montes alegram de manchas brancas a solidão das charnecas e dos montados -, raramente o largo espaço que medeia de povo para povo é habitado. A população concentra-se quási exclusivamente nas aldeias.
Ora nestas duas terras de Larinho e Felgar encontra-se localizado um costume etnográfico digno de referência. Por ocasião das ceifas, não são os homens que atam, em fachas, os molhos de palha, como sucede em tôda a parte; é a mulher a encarregada dêsse serviço. Mas como, por menos forte, ela não pode, à simples fôrça de braço, apertá-los conveniente, serve-se do arrôcho para êsse fim.
Atando duas ou três hastes de centeio, trigo ou cevada - conforme o cereal ceifado -, pelas espigas, com um nó de tecedeira, passa a cinta assim preparada sob o molho, reune as extremidades que ficaram com nova laçada com a varinha levemente recurva do arrôcho, consegue o desejado apêrto.
Como êste utensílio é, portanto, de uso exclusivamente feminino - um homem teria vergonha de empregá-lo, menosprezando a fôrça do seu braço -, aparece adornado de rústicos entalhes que os pegureiros e os namorados nas horas vagas se entreteem a gravar, à navalha, sôbre troncos afeiçoados de freixo ou buxo.
Os exemplares reproduzidos na figura junta, a um têrço do seu tamanho, dão bem a impressão da rudeza decorativa dos arrôchos que, algumas vezes, aparecem também pintados de verde, vermelho e azul. O seu comprimento regula entre 0,25 e 0,30 [metros].
Outubro de 1916.
(desenhos de A. Correia)"
domingo, 27 de setembro de 2009
SOPAS DE CAVALO CANSADO
SOPAS DE CAVALO CANSADO
Ora, em maré de galináceos, de poleiros e de eleições, aí vai mais uma estorinha de burros.
Era uma vez um belo burrico ruço, já não muito novo , mas que ainda trabalhava no duro, porque percebia perfeitamente que, se nem sempre a manjedoura era de primeira, isso só acontecia, porque a dona velhota não podia dar-lhe melhor. A dona nova esfalfava-se a trabalhar e ele, Ruço, alombava com carradas de lenha para fazer “andar o forno”, carregava enormes sacos de pinhas para vender na Vila e, no verão quando todas as aldeias estavam em festa,
o Ruço sabia que, Sábados e Domingos, em vez de descansar como manda a lei e a Santa Madre Igreja, lá tinha ele de carregar os cestos de amêndoa coberta - arrobas de amêndoa coberta - mais a tábua e as pernas da mesa que as donas armavam no largo da capela, para as bandas do coreto e, de há dois anos para cá, ainda tinha de carregar o cestinho onde dormia a dona mais pequenina. Mas essa nem contava como peso. Era só um contrapeso...
Os caminhos é que eram carreiros de cabras e não sendeiros para burros. E léguas a calcorrear, que trotar já não era com ele .
- Amanhã vamos partir bem cedinho, para não apanharmos a força do calor. Eu já ando tão devagar , filha...
- E eu também - dizia o Ruço e a menina ria para ele. Só ela é que entendia o que o burrico dizia.
- Estás a rir-te? É que tu não vais à pata – dizia a mãe, feliz por ver a filhita a rir.
- Pois não. Vai às minhas cavalitas – o Ruço piscava o olho e a menina , que, no seu caminhar ainda bamboleante, vinha fazer-lhe uma festinha . Só lhe chegava ao joelho. As carícias daquela mãozita eram mimos que o Ruço agradecia com o olhar e ficava muito quieto, com receio de mexer alguma pata e ferir a miúda.
- Vá, senta-te para eu te lamber a mão. Eu sei que tu gostas. – Com uma risada a pequenita sentava-se.
- Aqueles dois até parece que se entendem. – comentava a avó.
- Elas nem sonham que nós nos entendemos. Dá cá a mão. Vamos à lambidela. E agora dormir, que amanhã são cinco léguas até ao Cabeço. É longe p’ra burro, salvo seja, que eu já devia estar a gozar a minha mais que merecida reforma.
A avó ia-se lamentando enquanto se deitava : - Eu já sou um estorvo.
- Não diga isso, mãe. Bem sabe que preciso de si, para tomar conta da menina.
- Pois é, filha...Vamos lá dormir umas 4 ou 5 horitas.
(Ler mais...)
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sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Verão prolongado por Outono adentro...
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Exposição Prof. Santos júnior / Padre Mourinho, no Centro de Memória
Recebemos da Biblioteca Municipal a seguinte informação, que aqui divulgamos (clicar sobre a imagem para a aumentar):O Professor Doutor Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior (1901-1990), embora sendo natural de Barcelos casou com uma moncorvense, pelo que dispunha de casa nesta vila (Quinta Judite), passando aqui temporadas de férias. Em algumas dessas estadias aproveitou para estudar a Arqueologia e a Etnografia da região, tendo publicado alguns trabalhos nestas matérias. Sendo formado em Medicina, a sua paixão foi sempre a Antropologia (cadeira que leccionou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), além de Etnografia, Arqueologia pré e proto-histórica e a Zoologia, com destaque para a Ornitologia. Tendo integrado o Instituto de Antropologia Mendes Corrêa da Faculdade de Ciências do Porto, foi, durante muitos anos, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Após o seu falecimento a família doou à Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo sua riquíssima biblioteca e arquivo, além de alguns objectos pessoais, espólio que depois foi incorporado no Centro de Memória.
O Dr. António Maria Mourinho, ex-padre Mourinho (1917-1996) era natural de Sendim (concelho de Miranda do Douro), sendo um distinto arqueólogo, etnógrafo e cultor da língua mirandesa, a ele se deve a reactivação da famosa Dança dos Paulitos, executada pelos míticos pauliteiros de Miranda. Em 1980 publicou, em conjunto com o Professor Santos Júnior, de quem era amigo, uma Coreografia Popular Trasmontana (Moncorvo e Terra de Miranda).
A exposição, intitulada "Diálogo de dois intelectuais em torno da história da cultura do Nordeste Trasmontano" versará a relação entre estes dois ilustres investigadores e será inaugurada no dia 26 de Setembro (sábado), pelas 11;00 horas.
A não perder.
Emigração e "pulsão de evasão"

No seguimento dos "post's" anteriores, achámos oportuno apresentar aqui esta foto de dois emigrantes do Felgar, por terras de Espanha (Oviedo), por volta de 1967 ou 1968, onde trabalhavam na construção de estradas.
Ao mesmo tempo que compatriotas seus trabalhavam nas "rutes", em França, António Barreiros e Cândido Alberto Paredes (pai de Agripino Paredes, que gentilmente nos cedeu esta foto), andavam nas "carreteras". Outros ainda, do Felgar e Moncorvo, por essas mesmas terras asturianas e leonesas, trabalhavam nas minas de carvão. Tudo para conseguirem o seu sustento e respectivas famílias, e uma melhoria das condições de vida que o rincão natal não lhes propiciava. Este é um tema amplamente referido na reportagem de Assis Pacheco e Leonel Brito, publicada no República (Março de 1974) e agora reeditada no livro Torre de Moncorvo, Março de 1974 a 2009, mencionado em "post" anterior.
Se, por um lado, temos uma "viagem" ou uma "peregrinação" de personagens de excepção (diplomatas de carreira ou outros mais ilustrados), com uma certa motivação espiritual, fome de descoberta ou de encontro com o Outro, numa espécie de "pulsão de evasão" que os fez buscar o Desconhecido (o mundo exterior), temos, também, estes "soldados da fortuna" que partiam, movidos por uma fome bem mais real, em direcção a um outro tipo de desconhecido: a incerteza do que iam encontrar, mas com a certeza de que nada poderia ser pior do que aquilo que conheciam. E, baseados no diz-que-disse e no exemplo do vizinho do lado, partiam em busca de uma espécie de el-dorado feito de muito trabalho, canseiras, decerto humilhações. O Outro destes Peregrinos tanto poderia ser um patrão bom, como um explorador de circunstância, depois de alguns passadores salafrários de permeio.
Em todo o caso, como já por aqui dissémos, a montanha e as terras inóspitas parece que são propiciadoras às Partidas (com ou sem regresso, temporário ou definitivo). Seja por motivos de fome, de melhoria de condições, de valorização pessoal e profissional, ou apenas "porque sim", como se assinalou na reportagem de 1984 de Rogério Rodrigues (in O Jornal, vencedora do prémio da Associação 25 de Abril) editada no livro referido, sub-título "O importante é partir". Aqui se conta a estória de uma jovem de 21 anos, a frequentar o 12º ano, leitora da Crónica Feminina e da revista Maria, àvida de sair do apertado meio em que vivia - da aldeia para a vila, onde estava a estudar, aspirando depois daqui sair para o mundo exterior, com o qual sonhava: "adorava sair daqui, para outro sítio que não conhecesse. Gostava de ir para o Porto (...). Sair. Apenas sair. (...) Sonho? sair para a cidade".
Mais adiante, agora no mesmo livro, outro subtítulo: "Ei-los que partem". Texto ilustrado com as antigas camionetas da carreira para Paris, na Praça de Moncorvo, com alguém a carregar as malas de cartão no tejadilho. "Levam as malas, pedaços de terra, seja em géneros, seja em saudade. São dos que nunca saem, mesmo quando regressam. Pacientes, esperam pelo autocarro na Praça, o centro do Poder, que os ridiculariza, mas que tanto necessita deles" (referência ao tempo das remessas dos emigrantes, e ao tratamento pouco simpático de "avéques" com que se mimoseavam os emigrantes de França).
E de partida em partida, assim se explica a desertificação destas nossas terras...
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Reflexão sobre a Viagem de Armando Martins Janeira na obra "Peregrino"
No belíssimo prefácio ao livro Peregrino, de Armando Martins Janeira (1914-1988), Paula Mateus, entre outras coisas, esclarece que Peregrino é muito mais do que na sua “base” aparenta:“a inspiração em Peregrino vai além da personalidade de Wenceslau de Morais (…) Assim, em Peregrino, encontramos ainda a silhueta de Morais, mas essa silhueta serve a Armando Martins Janeira de ponte para outras páginas, cheias de delicadeza e sensibilidade” (pp.11-12).
Uma “ponte” que me leva a estabelecer a comparação entre Martins Janeira e Miguel Torga (1907-1995) pelo que estes peregrinos têm em comum: a peregrinação, a viagem como móbil e o seu método de viajar. Pouco distantes no respeitante à data de nascimento e ao solo geográfico que os viu nascer, estão, indubitavelmente, muito mais próximos naquilo que legaram à sua região, ao seu Portugal e ao Mundo, pela sua escrita.
Foi do muito pouco que conheço da obra literária de Armando Janeira, e aqui peço desculpa por tal, que me surgiu de imediato esse paralelismo justificado. Não apenas pelos contos Esta Dor de Ser Homem (1948), que assina sob o pseudónimo de Mar Talegre, nem apenas por Linda Inês ou O Grande Desvairo (1957), mas, sobretudo, pela obra em questão, Peregrino. Como estudiosa de Torga, verifiquei que em ambos se manifesta o mesmo desejo “da busca do homem universal”, expressão que deu título à exposição sobre o Embaixador e Autor, no passado mês de Agosto, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.
Na primeira leitura que fiz de Peregrino tirei algumas notas e gostaria de aqui partilhar algumas convosco. Apresento-vo-las, porém, segundo uma ordem que nada tem de aleatória. Apercebi-me, de imediato, que com Armando Janeira estávamos perante um peregrino, cuja deslocação física da viagem se deveu a motivos profissionais, à carreira de diplomata que abraçou até ao seu regresso definitivo à Pátria, mas que não se confinou a isso. Isto, porque ao longo da leitura de Peregrino fui-me deparando com uma escrita de primeira pessoa, que nos dá testemunho da realidade do Outro sem recorrer à atitude imperialista, de superioridade racial e cultural, tão em voga na mente do Governo do Estado Novo de António Oliveira Salazar. Ainda que ao serviço do Ditador, viu o mundo e as suas gentes de modo diverso: encontrou-se na alteridade do Outro, utilizando o método de prospecção.[1] Ou seja, o Mesmo (Janeira/o eu) perscrutou a realidade do Outro (a cultura nipónica e o seu habitante) para se conhecer e, consequentemente, se encontrar a si próprio, formando a sua identidade.
Dos vários extractos da obra que aqui poderia citar, apresento-vos o que, em minha opinião, me parece o mais elucidativo sobre o que tenho pretendido demonstrar:
“Wenceslau foi para longe do seu país, deixou os seus familiares, o seu ambiente e todas aquelas coisas em que se enraíza, com o seu afecto, o sentimento de pertencermos a um mundo, a um género de felicidade. (…) De propósito, procurou o mais estranho dos ambientes e, aí, as situações mais estranhas; serve-se de si próprio como de um instrumento para, na conjuntura com o mundo, conhecer-se. Ir à descoberta de homens, de costumes, de nações é aprofundar o conhecimento do homem” (pp. 67-68).
A “ponte” de que se fala no prefácio e à qual me referi no início deste texto, torna-se agora notória. As reflexões de Armando Janeira compreendem também a sua postura perante este novo país que respeita e admira. Mas não sucedeu o mesmo com Torga, emigrante no Brasil, com apenas 13 anos de idade, e do qual nos dá disso testemunho quando embarca para o Brasil, em 1954, no Diário VII (1956) e, bem mais tarde, em A Criação do Mundo – O Sexto Dia (1981)? O amor pelo telúrico e pelo povo, onde reside a essência, o conhecimento profundo do Japão, do Brasil, de Portugal une certamente estes três vultos. E, mais uma vez, a máxima que o Autor de Peregrino retira da homenagem que os japoneses e ele próprio, único representante de Portugal, fazem a Wenceslau, reúne Armando Janeira e Miguel Torga. Dizer no livro Peregrino “Não há “Oriente” nem “Ocidente”, há um homem e um mundo (p. 64)” significa o mesmo que “O universal é o local sem paredes. É o autêntico que pode ser visto de todos os lados, e em todos os lados está certo, como a verdade” (Traço de União, p. 69).
Podemos concluir que estamos perante dois escritores (e, se estivermos atentos, constatamos que, afinal, Wenceslau de Morais lhes abriu o caminho) que têm uma perspectiva Pós-Modernista para o significado de Peregrino. Ou melhor, para o escritor-viajante que concebe o seu semelhante e a sua cultura como um igual, onde o Outro já não é visto à luz do relativismo cultural resultante da atitude imperialista a vigorar na Metrópole desde o tempo das Descobertas.
Agora, tudo isto nos pode parecer simples, mas num regime de Ditadura estes nossos dois ilustres conterrâneos não passavam já de Iluminados e de visionários do Futuro!
Por: Isabel Mateus
[1] Mateus, Isabel Maria Fidalgo Mateus, A Viagem de Miguel Torga. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2007, p. 28. A Autora considera fundamental o método de prospecção para demonstrar que Miguel Torga é um escritor de Viagens do Pós-Modernismo.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
BANHO DE CULTURA EM MONCORVO
( Como o texto é muito longo, vou ver se sou capaz de o postar , em vez de o colocar como comentário. Se não conseguir, o defeito decorre da minha "nabice digital" ).
19 deste mês de Setembro foi um dia grande em Moncorvo ! Grande essencialmente para os anais culturais da terra, pois não é assim tão frequente assistirmos à apresentação de um livro "Torre de Moncorvo, Março de 1974 a 2009 ", que nos traz à memória a vida e as gentes de Moncorvo de 1974 até hoje. Mais de 35 anos estão ali, bem reais , bem vivos, nos notáveis textos do Fernando Assis Pacheco e do Rogério Rodrigues. O livro enriquecido com as magníficas fotografias do Leonel Brito, dá-nos ainda um belíssimo poema do Tiago Rodrigues, fechando então com os resumos biográficos do Rogério e do Lelo.
O dia não se esgotou com a apresentação do livro: a exposição dos paineis no Centro de Memória não são um simples enfeite: são para ver com muita atenção, ler e reflectir.
Mas o dia 19 continuou com a projecção dos filmes do Lelo " Encomendação das Almas" e Gente do Norte" , os dois documentários com texto do Rogério. Temática , cenário e tempo totalmente distintos, ambos nos marcam profundamente.
E o banho de cultura do dia 19 continuou, para mim e para alguns Amigos: fomos ver o Núcleo Museológico de Fotografia do Douro Superior. "Espaço de Cultura e Baú de Memórias" lhe chama o Professor Arnaldo Silva na revista nº 1 "Superior D'ouro". É, relmente, isso, mas é muito mais do que isso, pois ali encontramos o extraordinário trabalho de longos anos de um homem, um homem apenas, sem apoios nem ajudas, guiado somente pelo seu amor à fotografia. Mas o ideal é ir ver com os próprios olhos e não se ficar pelo que os olhos de outrem viram e as suas palavras expressaram. E terá a acompanhá-lo as claríssimas explicações do Professor Arnaldo e o cálice de vinho fino e as nossas amêndoas torradas e cobertas.
Pasme-se, mas o banho de cultura do dia 19 ainda não terminou: rua da Misericórdia abaixo, fomos dar ao arco da Senhora dos Remédios, uma das antigas portas da vila. Na casa anexa ao arco morava a nossa velha Mestra Marquinhas dos Remédios, mestra de várias gerações de crianças. Esta casa está quase recuperada para "Turismo de Habitação" e o seu proprietário, o Paulo Patoleia, está a fazer, segundo me pareceu, um bom trabalho. Pois o Paulo fez questão de colocar no interior da casa uma cópia da estorinha que em tempos escrevi sobre a nossa Mestra. E na parede exterior da casa destapámos uma pequena placa, que reza assim:
" Em memória da nossa Mestra Marquinhas dos Remédios,
retribuindo o afecto recebido".
Um grupo de raparigos.
Também aqui O Paulo nos brindou com uma saborosíssima merenda típica da nossa terra.
E, para terminar, no dia 20 - porque o 19 ia já muito longo - ainda fomos à exposição no Museu do Ferro. Só posso dizer que, para mim , foi espantoso o que fiquei a saber. Confesso que sem o guia excepcional que é o Nelson, eu não teria visto mais do que fotografias de montes, mais ou menos arredondados, mais altos ou mais baixos, não teria observado mais do que pedacinhos de barro, de bronze, de ferro... É incrível o que se aprende quando ouvimos alguém falar do que sabe com um entusiasmo sem limites.
Deixo aqui o meu bem-haja a todos estes Amigos que me proporcionaram horas de verdadeira cultura e com quem espero poder aprender sempre mais!
Não quero terminar sem dizer que os dias 19 e 20 deste mês de Setembro de 2009 foram ainda um espaço para o encontro de Amigos e para lembrar os que já não estão connosco, como os saudosos Assis Pacheco e Afonso Praça.
Júlia Ribeiro
Coração da vila - III

Voltamos ainda à praça, a propósito da jornada cultural de Sábado passado. Ficou-nos do filme Gente do Norte a imagem da animação social que este espaço conhecia, em 1977, com o típico passeote cortês (em que a "regra do jogo" era nunca se virar as costas aos parceiros de conversa), e em que aparecem os Drs. Teixeira e Leite Velho, para além dos comerciantes do burgo e outros funcionários, enquanto os jovens esperam as carreiras.
Entretanto, folheando o livro recém-editado Torre de Moncorvo, Março de 1974 a 2009, lá aparecem bastas referências à praça, nomeadamente a questão das novas centralidades: «Se, durante séculos, a Praça foi o centro da vida política e social da vila, nos últimos 25 anos, nasceu e cresceu uma nova centralidade, na Corredoura, em ruptura quase total com a sua antiga geografia», escreve Rogério Rodrigues em Junho de 2009.
Por seu lado, diz Assis Pacheco na sua reportagem de Fevereiro de 1974: «Foi num domingo que o repórter da "República" parou o automóvel na "praça" e, puxado pelo companheiro de viagem, começou a dar voltas em círculo, ao acaso dos encontros. A "praça" - praça Francisco Meireles - é realmente para dar voltas: juntam-se as pessoas (os homens, raras mulheres) em pequenos grupos, conversam, andam por ali, como num picadeiro. Na "praça" há o café Moreira e entra-se, está-se um bocado, sai-se (para a "praça"). As ruas principais vão dar à "praça": foram talhadas em raios por gente que sabia dar valor a um "coração" duma vila. Na "praça" vêem-se carros de aluguer, camionetas de carreira ao pé da paragem, "são estudantes da escola secundária", explicaram-me». O subconsciente tem destas coisas: quando intitulámos o nosso post de há dias como "o coração da vila", não nos ocorreu que já podíamos ter lido a expressão em algum lugar. Aqui volta ela, na verdade de tão óbvia, para quem conhece o burgo e a sua "praça".
Voltamos a Rogério Rodrigues e à página 134 do mesmo livro, dedicada à praça: «O espaço privilegiado, entre o simbólico e o real, do poder político e do poder judicial. Os carros de praça frente ao tribunal. Taxistas que já faleceram, verdadeiros repórteres da vila: sabiam dos boatos, das notícias, das infidelidades, dos crimes e das malfeitorias. Nada lhes escapava. Ao lado dos taxistas pode-se ver um símbolo do Portugal velho, erecto e de negro vestido, o Dr. Leite [o texto alude a uma fotografia dos anos 70, publicada na mesma página]. Hoje, com o chafariz filipino a ocupar o centro da Praça, já não se passeia com o ritual de quem vai-ao-meio-passa-na-volta-para um dos extremos, num protocolo digno do mais exímio mestre de cerimónias. Aqui, entre a Praça e o Tribunal funcionava o colectivo da maledicência, sem direito a recurso nem contraditório. Desfaziam-se honras e escondiam-se ignomínias. Era a pequena e maldita ágora da Vila».
Belos excertos para uma uma Antologia da Praça, a nossa "plaza mayor" da Torre de Moncorvo.
domingo, 20 de setembro de 2009
Um livro, dois filmes e uma festa
Como foi agendado e anunciado, dia 19 de Setembro foi dia de acontecimentos culturais.
Talvez porque Setembro é tempo de vindima e de colheitas.
Logo pela manhã, cerca das 11horas, teve lugar a apresentação do livro Torre de Moncorvo, Março de 1974 a 2009, de autoria de Fernando Assis Pacheco, Leonel Brito e Rogério Rodrigues, numa edição da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
Este livro, com prefácio de Rogério Rodrigues, inclui as reportagens sob o título “Moncorvo –zona quente em terra fria”, saídas no jornal “República" em Março de 1974 (com assinatura de F. Assis Pacheco e fotos de Leonel Brito), assim como “Terras de Moncorvo – o futuro não tem pressa” (de autoria de Rogério Rodrigues, agora com fotografias de Leonel Brito) e a reportagem mais recente de Rogério Rodrigues, intitulada “Moncorvo: o Presente, ao menos. 25 anos depois”. Este texto foi escrito para a exposição “Moncorvo de Março a Junho - de 1974 a 2009”, inaugurada no Centro de Memória no passado dia 20 de Junho, como aqui se noticiou (ver: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/06/20-de-junho-sabado-jornada-cultural-no.html)
O livro condensa todo o material patente na referida exposição, sendo agora enriquecido com alguns textos, tais como uma evocação de Afonso Praça (jornalista natural do Felgar e colega dos autores), que, por sua vez, havia escrito uma outra reportagem marcante sobre Torre de Moncorvo, em 1972, publicada no “Notícias de Trás-os-Montes” (nº 20, 9.09.1972), com o título “Moncorvo: a vila que parou”. Inclui-se também o texto do discurso de Rogério Rodrigues no dia da inauguração da exposição atrás referida, poemas e textos de Assis Pacheco dedicados a Afonso Praça e ao Rogério, o poema “Biografia” de Tiago Rodrigues, mais duas notas biográficas dos co-autores Rogério Rodrigues e Leonel Brito, insignes colaboradores deste blogue.
“Gente do Norte” abre com uma imagem impressiva da Vilariça, com um plano do vale dominado pelas ruínas da Vila Velha, fazendo-se, a partir daí, a transição para a actual vila, numa viagem ao Presente de 1977, hoje já História. A par de uma forte crítica social relativamente aos senhores da terra, o documentário mostra o pulsar da vida quotidiana, desde as actividades rurais aos primórdios da escolaridade obrigatória, os ritmos da vila com as célebres passeatas na praça, a religiosidade, com suas procissões e ritos de passagem (casamentos e baptizados), a arquitectura tradicional em transformação pela construção emigrante, o problema dos “retornados”, as festas tradicionais já com ritmos de "merengue", as feiras já com megafones, ainda bastantes animais de carga e gados além de (poucos) carros, carrinhas e tractores, as minas de ferro paralizadas em maré de expectativas, etc., etc.. Todo o filme é um caleidoscópio onde perpassam imagens de um mundo em mutação que desembocou no que conhecemos hoje. Salientamos ainda, da banda sonora, a canção "Moncorvo, terra e gente", de José Mário Branco.

Quanto à “Encomendação das Almas”, documentário também recentemente resgatado aos arquivos da RTP, a sua projecção em écran de cinema deu-lhe uma outra amplitude relativamente à apresentação feita na Quaresma, no pequeno auditório do Museu do Ferro (ver: http://parm-moncorvo.blogspot.com/2009/04/apresentacao-do-filme-encomendacao-das.html). Trata-se de outro documento extraordinário, de grande interesse antropológico e etnográfico, pelo que o realizador o quis dedicar à memória do Padre Joaquim Manuel Rebelo, investigador que foi o consultor científico, além de participante, deste filme.
sábado, 19 de setembro de 2009
O coração da vila- II
Este “post” vem no seguimento de dois comentários feitos ao “post” anterior, sobre a praça Francisco António Meireles, pelo que aqui tentaremos fazer um breve historial e algumas reflexões sobre este espaço da vila.

Como é de esperar em áreas habitadas, os espaços evoluem, transformam-se (mais, ou menos) e conhecem dinâmicas diferentes consoante os tempos. Assim, podemos considerar que a antiga praça central de Moncorvo (que foi depois Praça da República e finalmente Praça F. Meireles) teve três grandes momentos, quer em termos urbanísticos, quer de função. O primeiro, da Idade Média até ao final do séc. XIX, foi basicamente um terreiro diante do castelo, onde temporariamente se fazia a feira e em que, em dado momento, se colocou um chafariz (séc. XVII) e uma espécie de larga passadeira de granito (em momento indeterminado). Inclusive era espaço de tourada, em momentos festivos, à maneira do que ainda acontece em algumas povoações espanholas. No final do séc. XIX, de acordo com a política dos melhoramentos, foi removido o chafariz, por se encontrar algo excêntrico em relação ao conjunto do largo, e apostou-se num empedrado de contorno oval, com desenho geométrico, raiado e com uns anéis concêntricos, construído com seixos (quartzo) e pedra ferrenha (hematite). Foi autor deste projecto o Engº José Ferro de Madureira Beça, nos anos 80 do séc. XIX. Era clara a intenção de se definir uma área de circulação, tipo placa giratória, distribuindo o trânsito (ao tempo de diligências, carroças, carros de bois, e animais de transporte) preservando o centro para o passeio recreativo da burguesia "fin de siècle", na continuidade de uma tradição decerto há muito arreigada.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
O coração da vila
Se a igreja matriz é o ex-libris por excelência, o coração da vila é a praça Francisco Meireles, ou, simplesmente, a Praça.
Nesta vista, captada do miradouro do Castelo, vê-se ao centro o chafariz filipino (datado de 1636) depois da sua reconstituição e reposição na referida praça em 1999, mais de um século depois de ter sido daí removido (foi em 29.07.1890, conforme anotou o autor da "Caderneta de Lembranças").