torredemoncorvoinblog@gmail.com

sábado, 14 de março de 2009

Na natureza à nossa volta

A atenção do blogue tem-se centrado nos livros, mas, com a subida da temperatura a vida desperta em cada fresta de rocha e em cada prado à nossa volta. Esta espécie vegetal foi fotografada junto ao rio Douro, no final do mês passado. Como não tive ainda tempo para tentar a sua identificação, fica o desafio aos amantes da natureza e curiosos pela sistemática.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá !
Aqui essa flor é conhecida como papoula(papoila).Não sei se ai tem o mesmo nome.
Agora é minha vez de dizer ao Moicano:
-Verde e vermelho: essas cores te lembra algo?
Abraços
Wanda
São Paulo, 14 de março de 2009

Anónimo disse...

olá Wanda, essa é papoila não!... essa a gêntchi aqui conhece bêm e não é essa não! papoila só bota flô a parti de fim d'Àbril ô princípio di Maio, viu?
E verdji i vermêlho é bandêira da República portuguesa (si era monarquia sêría azul i branco). E você sabia que essas côr di verdji i vermelho era côr de loja maçônica que defendjia a unidade ibérica? (no comêço do séclo vintje). Verdadji...
[me desculpa, ma tôu tentando escrevê já de acordo com o novo acordo ortográfico de brasileirez-portuguez].
Abraço para êssi pôvo maravilhoso e irmão do Brasiu!!! e pra si também, que é uma paulista simpática e muito participativa - estive vendo aqui neste blogue, que é muito interessantchi.
Sobre a flô, pois tâmos esperando o botânico de serviço...
Moicano

Anónimo disse...

Moicano!
Você fala bem o português do Brasil, mas não sabe escrevê-lo(rindo)
Eu inté qui tentei adivinhá a frô,mais si ocê falô qui num é , eu credito.Tarvêz seja só um quiabo ou outro legumi.(Português de Minas Gerais)
Eu, como botânica ;sou uma excelente contabilista!
Quanto a bandeira , eu já sabia das cores da monarquia, pois tenho dois maçons aqui em casa.
Espero o pronunciamento do botânico , e também que ele me esclareça a semelhança dessa flor com a papoula!
Bom domingo a todos!
Abraço

Wanda
São Paulo, 15 de março de 2009

AG disse...

Bom... acordo ortográfico à parte, para a classificação dos seres vivos continuamos a usar o latim!!
Enquanto esperamos os especialistas, eu andei a fazer algumas investigações. Quase de certeza que se trata de uma planta da família Boraginaceae, a que pertence também a borragem (veja-se as folhas cheias de pêlos). A Espécie é mais difícil, estou à procura muito próximo do nome Cynoglossum.

Anónimo disse...

"Você fala bem o português do Brasil, mas não sabe escrevê-lo(rindo)" - pois é Wanda, o que eu estou é muito à frente!! Qualquer dia o pessoal aí está escrevendo assim (conforme fala) e nós aqui temos que adoptar... (não quero falar de "colonialismo em sentido inverso", mas às vezes parece...). Eu sou contra esse "acordo" ortográfico que, na minha opinião , não serve para nada e a prova provada é que nós entendemos perfeitamente o que você escreve aqui, e você também nos compreende muito bem. E até sabe da nossa História, como isso da evolução da bandeira. Como a gente sabe do grito do Ipiranga.
Sobre a nossa flora já é mais difícil, mas eu também acho que não o que é o jacarandá, não se preocupe.
Como disse o XooX, a papoila não tem a folha tão peluda, embora o caule tenha uma espécie de pelinhos, mas é mais fino. Esta não é papoila de certeza. Fica a sugestão para se colocar uma papoila daqui a mais algum tempo, quando florirem, para a Wanda ver.
Abraço para S. Paulo!
Moicano.

AG disse...

A respeito das papoilas, fui surpreendido pelo seu colorido berrante em pleno vale da Vilariça. Se não fosse a pressa que levava, teria parado para registar a primeira papoila do ano.
Não tenho a fotografia, mas a música está no youtube para todos podermos apreciar.
Pode ser escutada AQUI

Anónimo disse...

Olá!
Moicano, eu também sou contra a reforma ortográfica,como você mesmo diz:estávamos a nos entender muito bem!Agora, teremos que adaptar-nos, coisa que nem tentei ainda!
Valeu á pena o meu equivoco em relação foto postada pelo Aníbal.
Foto lindíssima, por sinal, seja ela uma papoula(como se diz por aqui) ou uma Cynoglossum como deduziu o Aníbal.
Valeu também pela música com a qual ele nos brindou esta manhã,dando-nos a oportunidade de ouvir o sempre bem-vindo Plácido Domingos.
Aqui a música Amapola foi um grande sucesso no final dos anos sessenta, adaptada (rock)com Roberto Carlos.
http://www.mp3tube.net/br/musics/Roberto-Carlos-Amapola/35668/
Para quem tiver a curiosidade ouvir, porém nem se compara ao clássico!
Na primavera brasileira(setembro) ,os jardim e praças ficam repletos dessas lindas flores, juntamente com as hortências.
Devo admitir que a primavera em Portugal foi a mais linda que já vi.Com as roseiras derramando cores e perfumes , caminhos cobertos de giestas , e de todas espécies de flores.É tão bonita , que aqui em São Paulo , um dos restaurantes mais famosos da comida tradicional portuguesa , chama-se "Abril em Portugal"
Aproveitando o comentário, quero agradecer a Antonio Sá , ao Nelson e novamente a Júlia, por terem me oferecido ajuda conseguir os livros comentados no blog.
Agradeço também a todos por me propiciarem estes bons momentos de convívio virtual.
Abração!
Wanda
São Paulo, 16 de março de 2009

Anónimo disse...

A minha avó chamava-lhe borragem vermelha que, esmagada , se colocava em cataplasma, sobra o sítio de uma dor reumática. Também podia ser aferventada em pouquinha água e servia para pôr (dentro de um paninho de linho) nas "fontes" da cabeça quando se tinha uma dor forte. Não se deixava escorrer água para os olhos. E também ajudava a passar as nódoas negras e as "roixas" muito mais rapidamente. (Tinha algumas das propriedades que hoje se atribuem ao aloés).

Com um abraço
Júlia

Add to Google Reader or Homepage Subscribe in NewsGator Online Add to My AOL Add to netvibes Subscribe in Bloglines Add to Excite MIX Add to netomat Hub Add to Pageflakes

eXTReMe Tracker